Jornal do Brasil

Quarta-feira, 10 de Abril de 2013

Esportes

Aos 14 anos, golfista bate recorde e leva lição de casa para Masters  

Portal Terra

Tianlang Guan é tão jovem que, quando Tiger Woods venceu seu primeiro major, em 1997, ainda faltavam 18 meses para que nascesse. Nesta temporada, o chinês, 14 anos, desafiará o americano e as outras estrelas do golfe no Masters de Augusta.

O Masters de Augusta é o primeiro major do ano e será disputado entre 11 e 14 de abril na Geórgia. O torneio, criado em 1934, jamais teve um golfista tão jovem quanto Guan entre seus participantes – o mais novo a competir foi o italiano Matteo Manassero, com 16 anos de idade.

Esse recorde de precocidade será batido por Guan, que na última segunda-feira era visto em um treinamento ao lado de Woods, 37 anos, vencedor de 14 majors e atual número 1 do mundo. Do americano, o chinês recebeu conselhos e até um autógrafo no boné.

Nascido em Guangzhou em 25 de outubro de 1998, o asiático não pode nem sequer participar de torneios universitários porque ainda está no colégio. Com seu corpo magro e o rosto infantil, ele competirá na Geórgia, para onde diz que levou os deveres de lição de casa. “Ainda que não poderei fazer muito”, afirma, em tom de brincadeira, segundo publica o jornal espanhol El País.

O nome de Guan não aparece no atual ranking mundial de golfe. O jovem se classificou ao Masters graças à vitória no Campeonato Amador Asia-Pacífico. Ele conta que começou a praticar o esporte aos quatro anos de idade e aos cinco já via, pela televisão, Woods triunfando em Augusta.

Filho único de um médico e uma engenheira, o chinês é o símbolo da abertura do golfe ao mercado asiático – sem muita tradição no esporte, o continente tem como melhor representante no ranking o tailandês Jaidee Thongchai, atual número 61 do mundo.

Guan representa ainda o poder emergente da China, país empenhado em impulsionar a modalidade de olho na Olimpíada do Rio de Janeiro 2016, quando o esporte voltará a fazer parte do calendário olímpico pela primeira vez desde 1904.

E também a revolução de um esporte que cada vez fabrica jogadores mais jovens – até março, o líder do ranking era o norte-irlandês Rory McIlroy, 23 anos, que em 2011 se tornou o atleta mais jovem a conquistar o US Open desde o americano Bobby Jones, em 1923.

Número 30 do planeta, o espanhol Gonzalo Fernández-Castaño, 32 anos, não se surpreende com a precocidade de Guan, dizendo que “esses garotos são como robôs preparados para competir com os melhores”.

Campeão mundial júnior, Guan tem chamado a atenção em Augusta. Além de treinar com Woods, que por sua vez estreou no Masters aos 19 anos de idade, o chinês praticou também com os americanos Tom Watson, 63 anos e campeão de oito majors, e Ben Crenshaw, 61 anos e campeão de dois majors. Segundo Tiger, “é incrível ver a quantidade de talento que há na China e quão jovens eles são”.

Em sua estreia, não é esperada uma grande participação de Guan em um dos quatro maiores torneios do mundo. Seu drive ronda entre 220 m e 230 m e “não é suficiente para Augusta”, conforme ele mesmo admite. Mas o garoto não desanima: “sinto que estou bem neste campo e não vou me pressionar muito, tenho certeza de que vou me divertir”.

Ele crê que pode passar o corte, mas afirma que esse não é seu objetivo principal. “Estou mais preocupado com o que posso mostrar ao mundo”, discursa o recordista, que ainda no colégio já atrai os olhares internacionais.

Tags: adolescente, chinês, colégio, esporte, golfe, guan, lição, masters de augusta

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.