ASSINE
search button

Jornal: Fifa quer tirar Marin da chefia do comitê da Copa do Mundo  

Compartilhar

De acordo com reportagem desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo, a Fifa quer tirar o presidente da CBF, José Maria Marin, da presidência do Comitê Organizador Local (COL), órgão responsável pela organização da Copa de 2014. O COL é o representante político e financeiro da Fifa no Brasil, sendo a CBF "sócia" do comitê. 

Segundo a publicação, a troca pode até exigir mudanças nas regras que o criaram, caso o cartola tente ficar no cargo. Tirar Marin da presidência do COL seria uma forma de isolá-lo na CBF, deixando-o distante dos eventos públicos e privados sobre o Mundial. Restaria sua função de presidente da CBF, que, embora relevante para o cenário do futebol, tem tido pouco espaço na organização da Copa.

Ainda de acordo com a reportagem, o ex-atacante Ronaldo, membro do conselho de administração do COL, é um dos preferidos da Fifa para assumir o cargo. Ele surge como opção porque já conhece os trabalhos de organização do Mundial e porque tem imagem positiva no exterior. 

Outro ex-jogador bem cotado é Leonardo, hoje diretor do clube Paris Saint-Germain. A decisão de trocar o comando do COL já estaria tomada. A cúpula da Fifa informou o governo brasileiro há duas semanas. 

Emissários do presidente da Fifa, Joseph Blatter, demonstraram ao governo preocupação com o desgaste de Marin e avaliaram ainda que a situação pode prejudicar a imagem do Mundial. Desde que assumiu a presidência da CBF e do COL, em março de 2012, Marin tem sido alvo de pressão.