Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Esportes

Sollys e Unilever fazem 9ª final no ápice da rivalidade e polêmica

Portal TerraDanilo Vital

Não há coincidência no fato de Sollys/Osasco e Unilever fazerem, às 10h (de Brasília) deste domingo, a 9ª final consecutiva da Superliga feminina de vôlei. No Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, as duas potências da modalidade estarão em quadra para um clássico de grande rivalidade, repleto de campeãs olímpicas, rodeado por polêmica, invejado até e com a certeza de um grande confronto para encerrar a temporada.

Desde 2005, os dois times são os únicos a brigar pela taça – para o Sollys, a sequência é ainda mais impressionante, já que desde a época de Finasa/Osasco chega à sua 12ª final seguida. No embate, o Unilever tem ligeira vantagem: cinco títulos, quatro deles de forma consecutiva. Neste domingo, tentará evitar o primeiro bicampeonato do rival paulista. Será, sem dúvida, um grande jogo, talvez grande até demais.

Essa é a polêmica que rodeia a briga entre paulistas e cariocas. As equipes seriam beneficiadas por um sistema criado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) justamente para equilibrar mais a competição. Por ele, pontos de 1 a 7 são atribuídos a atletas pelos próprios clubes, sendo que cada um pode ter no máximo três jogadoras com pontuação máxima e a soma de todas não pode ultrapassar 35.

Há algumas brechas, no entanto: jogadoras formadas pelos clubes não entram na contagem, enquanto que estrangeiras só são pontuadas após a segunda temporada, entre outras. “Os dois clubes que estão na final são os maiores investidores, os que fazem o trabalho mais sério. Eu acho que é normal isso”, minimizou Sheilla, atleta do Osasco que já defendeu o Unilever. “Se os outros patrocinadores quiserem aparecer, vão ter que fazer um trabalho a longo prazo. Não é de um ano para o outro que você apoia e já chega à final”, complementou.

Tags: feminina, final, osasco, superliga, vôlei

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.