ASSINE
search button

Corinthians bate Flamengo e se aproxima de "férias" no Brasileiro

Compartilhar

São Paulo - Tite planejou pelo menos 45 pontos para focar na preparação para o Mundial de Clubes. Na noite desta quarta-feira, o Corinthians ficou a uma vitória de alcançar tal numeração e, enfim, encontrar as "férias" no Campeonato Brasileiro. De virada e com gols de Edenílson, Paulo André e Emerson, a equipe de Parque São Jorge derrotou o Flamengo por 3 a 2, no Estádio do Pacaembu, e reencontrou o caminho das vitórias, após resultado negativo contra o Náutico, no Recife, no último final de semana.

Fora da disputa pelo título e desinteressado na elite do futebol nacional, o Corinthians chegou aos 42 pontos e está muito próximo de alcançar a "matemática" dos 45, que afasta qualquer possibilidade de rebaixamento no Brasileiro. Em contrapartida, o Flamengo segue preocupado: o time rubro-negro está estacionado nos 35, oito acima do Sport, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento para a Série B.

O Corinthians pode entrar de "férias" já no próximo final de semana. A equipe encara no sábado, às 21h (de Brasília), a Portuguesa, no Estádio do Canindé. Por outro lado, o Flamengo, na mesma data, às 18h30, enfrentará o Cruzeiro, que reencontrou o caminho das vitórias depois de sete duelos sem resultados positivos, no Rio de Janeiro.

Empolgado pela escalação de Emerson, liberado para retornar aos gramados depois de o STJD publicar nesta quarta a redução da pena do jogador, o Corinthians começou acuando o Flamengo no campo defensivo. Ao lado de Romarinho, o grande herói da decisão da Copa Libertadores se movimentou pelos dois lados do campo e dificultou (e muito) o trabalho da defesa do adversário carioca.

Apesar do maior volume de jogo corintiano, o Flamengo foi quem comemorou primeiro no Pacaembu. Na primeira grande chegada, a equipe comandada por Dorival Júnior superou o goleiro Cássio. Aos 29min, depois de cobrança de falta pelo lado esquerdo, o estreante zagueiro Renato Santos, ex-Avaí, em posição duvidosa, escorou cruzamento e abriu o marcador no duelo entre os dois clubes de maior torcida no País.

O gol não mudou a maneira do Corinthians se comportar em campo. Sem uma referência ofensiva, o time de Parque São Jorge sofreu para entrar na fechada defesa flamenguista. Muito marcado, Douglas não conseguiu ditar o ritmo ofensivo dos mandantes; melhor para os cariocas, que terminaram em vantagem a primeira etapa na capital paulista.

O domínio corintiano da primeira etapa se manteve nos minutos de abertura da etapa complementar. Com maior infiltração na defesa adversária, o clube do Parque São Jorge não demorou a empatar. Aos 15min, Fábio Santos aproveitou cochilo da zaga, levou a bola até o fundo e cruzou na medida para Edenílson apenas desviar para as redes: 1 a 1.

Responsável pela assistência para o gol de Edenílson, Fábio Santos cresceu na partida. O lateral esquerdo por pouco não virou em grande jogada. Aos 21min, o camisa 6 arrancou pelo meio, tabelou com Emerson, invadiu a área e bateu de pé direito. O goleiro Felipe, destaque flamenguista no jogo, evitou o tento corintiano no Pacaembu.

O camisa 1, entretanto, não parou o zagueiro Paulo André. Aos 30min, Douglas cobrou escanteio na medida para o defensor, que se livrou da marcação de Welinton e cabeceou sozinho para o gol. Felipe, bem colocado, nada pôde fazer após o desvio.

Antes do final do jogo, Edenílson puxou contra-ataque e rolou para Emerson anotar o terceiro e sacramentar o resultado positivo para o Corinthians, agora mais próximo das merecidas "férias". Nos acréscimos, Liedson diminuiu para os visitantes.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 3 x 2 FLAMENGO

Gols

CORINTHIANS Edenílson, aos 15min do 2º tempo; Paulo André, aos 29min do 2º tempo; e Emerson, aos 44min do 2º tempo

FLAMENGO: Renato Santos, aos 29min do 1º tempo; e Liedson, aos 47min do 2º tempo

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Guilherme Andrade), Edenílson e Douglas (Anderson Polga); Romarinho (Chiquinho) e Emerson. 

Técnico: Tite.

FLAMENGO: Felipe; Wellington Silva, Welinton, Renato Santos e Magal; Amaral (Liedson), Renato Abreu e Ibson (Wellington Bruno); Cleber Santana e Léo Moura (Adryan); Vagner Love. 

Técnico: Dorival Junior.

Cartões Amarelos 

CORINTHIANS: Fábio Santos, Emerson 

FLAMENGO: Amaral, Welinton e Renato Abreu

Árbitro 

Fabrício Neves Correa (RS)

Público e renda 

25.395 pagantes e R$ 756.968,96

Local 

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)