ASSINE
search button

Bernardinho vê favorecimento da Sérvia a europeus: "ficou claro"

Compartilhar

A Seleção Brasileira masculina de vôlei tem a Rússia como principal adversário na briga pelo título da Copa do Mundo do Japão. Neste domingo, o time europeu derrotou com facilidade a Sérvia, que atuou com uma equipe reserva. Para o técnico Bernardinho, ficou óbvia uma estratégia da seleção sérvia para facilitar o caminho dos colegas de continente a uma das três vagas à Olimpíada de Londres, para que não disputem o Pré-Olímpico.

A Sérvia não faz boa campanha na Copa do Mundo. Com cinco derrotas e uma vitória, não tem chance de conseguir garantir presença antecipada nos Jogos de 2012 e precisará conseguir sua vaga por outro meio. Ao comentar sobre o que espera de sua equipe para a próxima partida, contra Cuba, nesta segunda-feira, a partir das 4h (de Brasília), Bernardinho falou sobre a "estratégia" sérvia.

"Amanhã é um jogo de muito mais força. Teremos que ser inteligentes e controlados. Voltamos a errar um pouco acima da média hoje (na vitória sobre a Argentina). Contra a Sérvia também, será totalmente diferente do que contra a Rússia. Não vão poupar ninguém no intuito de favorecer os europeus. Ficou bastante claro isso hoje. Mas vamos pensar em Cuba agora", disse.

"É um grande time que não tem mais pretensões de título e tem outras pretensões", comentou Bernardinho depois de comandar o Brasil no triunfo por 3 sets a 0 (parciais de 25/22, 25/20 e 25/21) sobre a Argentina. A Seleção está na terceira colocação da classificação geral, empatado com a Rússia em pontos, mas atrás nos critérios de desempate. A Polônia lidera, mas ainda não enfrentou a dupla que integra a zona de classificação a Londres.

Após a derrota contra a Rússia, o técnico sérvio Igor Kolakovic explicou sua decisão alegando que buscava dar experiência aos atletas mais novos. "Nós perdemos nossa chance de ir à Olimpíada, então é uma boa oportunidade de jogar contra um grande rival", disse.

A Seleção Brasileira também teve um benefício indireto a partir da escalação adversária neste domingo. A Argentina não contou com o ponteiro Facundo Conte, destaque da equipe no campeonato, e o líbero Alexis Gonzáles, poupados por sentirem dores no joelho.