ASSINE
search button

Jornalista inglês reforça acusações contra Ricardo Teixeira e a Fifa

Compartilhar

O jornalista inglês Andrew Jennings participou de uma audiência na comissão de Educação do Senado nesta quarta-feira quando reforçou as acusações de suborno contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e o ex-presidente da Fifa, João Havelange, no caso envolvendo a empresa de marketing esportivo ISL.

Sem apresentar novidades sobre o caso divulgado pela emissora BBC no último ano, Jennings estendeu as críticas à Fifa pela demora na divulgação do dossiê prometido para dezembro. Após reunião do comitê executivo da última semana, o presidente Joseph Blatter anunciou que e liberação dos documentos dependia de uma avaliação de especialistas por conta da complexidade do caso.

"Ele nos insultou dizendo que era complicado o caso e não poderia divulgar. Coloque isso agora na internet agora. Só s nós fomos muito burros para não entender tudo isso. Um insulto desesperado contra quem está com uma arma apontada para a cabeça", disse.

Segundo o jornalista, o dossiê que será divulgado contra a Fifa contém confissões dos envolvidos, entre eles Ricardo Teixeira, um resumo do caso e os detalhes do acordo de devolução de parte do dinheiro proveniente do suposto suborno.

Os documentos fazem parte de uma investigação criminal sobre a falência da empresa de marketing esportivo ISL (International Sport and Leisure), parceira da Fifa, e indicam que dirigentes da entidade receberam pagamentos para garantir à ISL a lucrativa comercialização de direitos de transmissão e anúncios publicitários da Copa do Mundo durante os anos 1990.

Em novembro, uma investigação do programa Panorama, da BBC, apontou que estes dirigentes eram o ex-presidente da Fifa João Havelange e seu ex-genro Ricardo Teixeira, membro do comitê executivo da Fifa e presidente do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.