Jornal do Brasil

Segunda-feira, 18 de Junho de 2018 Fundado em 1891

Esportes

Humilhado por Felipe, Elano vive "síndrome de Neymar" em pênaltis

Jornal do Brasil Diego Garcia

Antes xodó da torcida do Santos, o meio-campista Elano viveu um verdadeiro inferno na noite desta quarta, na Vila Belmiro, durante a derrota por 5 a 4 contra o Flamengo. Depois de perder pênalti ao tentar uma cavadinha, o atleta reviveu a "síndrome de Neymar" e ainda foi "humilhado" pelo goleiro Felipe, que fez embaixadinhas com a bola após a defesa - o camisa 1 ficou parado no meio do gol.

No ano passado, Neymar era o cobrador principal das penalidades na equipe alvinegra, mas encerrou a temporada com um aproveitamento de apenas 62,5% - ele converteu dez de 16 finalizações e instaurou uma "crise" no quesito pênaltis na Vila Belmiro.

Em 2011, ele bateu apenas um com a camisa santista e também errou - contra o Once Caldas-COL, pelas quartas de final da Libertadores. Em contrapartida, finalizou outros dois pela Seleção Brasileira e fez os dois. Um pela Sub-20 contra o Paraguai e outro no amistoso contra a Escócia, pela principal. Com 12 gols em 19 cobranças, seu aproveitamento atinge 63%.

Elano, por sua vez, efetuou oito cobranças na temporada, sendo sete pelo Santos e uma pela Seleção Brasileira, e fracassou em três tentativas - com aproveitamento de 62,5%, portanto inferior a Neymar.

As duas últimas foram catastróficas, já que a primeira ajudou a eliminar o Brasil da Copa América, na semana passada, depois de empate por 0 a 0 contra o Paraguai e derrota nos pênaltis, pelas quartas de final. Já a segunda foi um dos fatores que culminaram no revés contra o Flamengo, nesta quarta.

Quando o meia desperdiçou a cobrança, a partida estava 3 a 2 para o time alvinegro, que viu os rubro-negros empatarem no lance seguinte e colocarem fogo no confronto. A torcida não perdoou o erro de Elano, que foi vaiado, discutiu com as arquibancadas e acabou substituido. Nem Muricy poupou seu atleta e declarou que a torcida "o tratou até bem" depois de uma cobrança "feia".

Agora, Elano retorna aos treinos nesta quinta-feira e deve praticar algumas cobranças de pênalti, já que sua situação no clube alvinegro ficou um pouco incômoda. Com a contratação de atletas de nível para sua posição, como Henrique e Ibson, a torcida começa a contestar a titularidade de seu camisa 8. O próprio Elano já avisou: se as vaias continuarem, ele "prefere ir embora".

Confira todos os pênaltis batidos por Elano na temporada:

Santos 4 x 2 Grêmio Prudente - GOL Santos 3 x 3 São Caetano - GOL Santos 1 x 1 Cerro Porteño - GOL Santos 2 x 0 Noroeste - PERDEU Santos 1 x 1 São Bernardo - GOL Santos 1 x 2 Bragantino - GOL Brasil 0 x 0 Paraguai - PERDEU Santos 4 x 5 Flamengo - PERDEU

Portal Terra


Tags: elano, flamengo, gaúcho, neymar, ronaldinho, santos

Compartilhe: