ASSINE
search button

COI pode colocar arte marcial pouco conhecida na Olimpíada de 2020 

 

Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira quais esportes concorrerão para fazer parte do cronograma dos Jogos de 2020. Dentre as novidades estão os possíveis retornos do beisebol e do softbol, que foram excluídos do programa logo depois de Pequim 2008 e não farão parte da lista de modalidades presentes em Londres, no ano que vem. Mas chama a atenção uma arte marcial desconhecida: o wushu.

No total, são oito esportes concorrendo por apenas uma vaga. Além de beisebol e softbol, modalidades mais ou menos conhecidas podem integrar a pauta, como caratê, patinação, squash e wakeboard - que compõem, por exemplo, a lista de esportes dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara deste ano.

Além disso, o alpinismo pode entrar no programa olímpico de 2020, além de uma modalidade ainda menos conhecida: o wushu. A arte marcial foi criada na China e nunca esteve presente em nenhuma edição olímpica.

A escolha de qual modalidade integrará o cronograma de 2020 será realizada no início de 2013, na 125ª reunião do COI, em Buenos Aires. O programa de uma edição de Olimpíada pode conter até 28 modalidades.

A Olimpíada de 2020 ainda não tem sede definida, e a decisão também se dará no ano que vem, no mesmo congresso na capital argentina. Atualmente, a italiana Roma, a japonesa Tóquio e a espanhola Madri já oficializaram suas propostas para postularem a receber os Jogos.