ASSINE
search button

Adriano de Souza, o Mineirinho, é campeão do Rio Pro

Compartilhar

Ele deu show desde o início da competição e desta vez não foi diferente. O surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, venceu o australiano Taj Burrow na final e conquistou o Rio Pro, etapa carioca do circuito mundial de surfe, disputada na Praia da Barra.

Com o resultado, Mineirinho se tornou líder do ranking da ASP, à frente de Joel Parkison e do americano decacampeão mundial Kelly Slater. É a primeira vez que um brasileiro consegue o feito.

Taj Burrow largou na frente com um 7,0 mas, surpreendentemente, não conseguiu completar nenhuma onda durante boa parte da prova. Desta maneira, com um 6,5 e um 2,0, Mineirinho assumiu a liderança e não largou mais. Em duas boas manobras, arrancou um 8,00 e um 7,63 e ampliou a vantagem para 5,46 pontos.

A cinco minutos do fim, Burrow precisava de 8.63 para tentar levar o título. Lado a lado, os surfistas demonstravam em suas fisionomias o que estava prestes a ocorrer. Burrow aparentava desânimo enquanto as ondas não vinham. Mineirinho, por sua vez, aguardava tenso, como se estivesse rezando para que tudo aquilo acabasse o mais rápido possível. E assim foi. Vitória histórica.

Para o delírio do público, o brasileiro cerrou os punhos, foi resgatado pelo jet ski e deixou a água em prantos. Recebido pelos amigos, com uma bandeira do Brasil em suas costas, não escondeu a emoção e foi para a galera.

"Não tenho palavras. Só gostaria de agradecer a todos que me apoiam. Estou amarradão de ganhar aqui no Rio", disse. Veja as fotos.