Jornal do Brasil

Esportes

COI: Vancouver 2010 servirá de exemplo para Rio 2016

Jornal do Brasil

Portal Terra

VANCOUVER - A satisfação do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, às vésperas da abertura da Olimpíada de Inverno de 2010 é muito grande. Apontando que a organização do evento estabeleceu "novos padrões", o belga mostrou acreditar que Vancouver servirá de "exemplo" para as próximas sedes da competição, entre elas o Rio de Janeiro.

Para Rogge, os principais acertos dos canadenses vieram em duas áreas: no respeito ao desenvolvimento sustentável e no planejamento para deixar um legado para a região onde as disputas esportivas serão abrigadas.

- Organizar os Jogos é sempre uma responsabilidade complexa e desafiadora, e em Vancouver foram aprendidas lições exemplares para futuras competições - disse o dirigente na noite desta terça-feira.

Das próximas edições da Olimpíada na alça de mira do COI, destacam-se a de Londres, em 2012, e a do Rio de Janeiro, em 2016, além dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. Os preparativos para essas três competições serão analisados na 122ª assembleia da entidade, realizada no Canadá até a próxima sexta-feira.

Estendendo suas declarações para os 2.500 atletas que estão em Vancouver, Rogge se definiu confiante em que eles também exercerão papeis de modelo entre 12 e 28 de fevereiro. - A vasta maioria dos esportistas assumirá sua responsabilidade de forma bastante séria. Não há atalhos para o sucesso, e devemos a eles a confiança de que a competição será limpa e livre de doping - afirmou.