ASSINE
search button

McLaren pode aceitar multa para encerrar caso de espionagem

Compartilhar

REUTERS

SPA-FRANCORCHAMPS - A McLaren estaria disposta a pagar a multa de 100 milhões de dólares imposta a ela por envolvimento em um caso de espionagem, porque leva em conta os interesses da Fórmula 1, disse neste sábado Ron Dennis, chefe da escuderia.

A multa recorde e a perda de todos pontos no campeonato de construtores de 2007 foram impostas à McLaren pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na quinta-feira, durante audiência sobre o caso de espionagem.

A equipe estava sob suspeita desde julho, quando um dossiê de 780 páginas com informações técnicas da Ferrari foi encontrado na casa do atualmente suspenso Mike Coughlan, chefe dos desenhistas da McLaren.

- Se nós não apelarmos, será porque queremos encerrar o caso', afirmou Dennis a repórteres em Spa-Francorchamps.

- Espero que as outras equipes entendam que iremos engolir a punição financeira pelos interesses do esporte - acrescentou.

A McLaren declarou que não obteve nenhuma vantagem competitiva do documento da Ferrari. Entretanto, durante a audiência em Paris soube-se que o bicampeão Fernando Alonso e o piloto de teste da equipe Pedro de la Rosa sabiam que Coughlan estava tendo informações de dentro da Ferrari.

Dennis tem seis dias para decidir se irá apelar da decisão ou não e disse que irá fazer uma recomendação aos acionistas da McLaren, que são realmente quem têm a palavra final.

O chefe da equipe está apreensivo com a possibilidade de meses, ou até anos, de conflitos legais para a escuderia e seus dirigentes. Ele disse que qualquer decisão contra a apelação não pode ser interpretada como uma admissão de culpa.

- Não quero arrastar essa história se posso encerrá-la - afirmou Dennis.