ASSINE
search button

FIA divulga e-mails de pilotos da McLaren em caso d espionagem

Compartilhar

REUTERS

SPA-FRANCORCHAMPS, BÉLGICA - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou nesta sexta-feira os e-mails trocados por pilotos da McLaren, que segundo a entidade provam que a equipe se beneficiou de informações obtidas da Ferrari por espionagem.

A McLaren perdeu os pontos no Mundial de Construtores de 2007 e levou a multa recorde de 100 milhões de dólares, após uma nova audiência na quinta-feira a respeito do escândalo.

O caso começou em julho, quando um dossiê de 780 páginas de informações técnicas da Ferrari foi encontrado na casa do projetista da McLaren Mike Coughlan, que foi suspenso. Coughlan é suspeito de ter recebido as informações de Nigel Stepney, que foi demitido pela Ferrari.

Em um documento de 15 páginas divulgado durante o Grande Prêmio da Bélgica, a FIA disse que os e-mails mostravam que o piloto de testes Pedro de la Rosa e o também espanhol Fernando Alonso sabiam da existência de dados da Ferrari.

- Toda a informação da Ferrari é muito confiável. Vem de Nigel Stepney, o ex-mecânico-chefe deles. Não sei que cargo ele ocupa agora - escreveu De la Rosa a Alonso, em 25 de março, em uma conversa sobre a distribuição de peso da Ferrari.

- Ele é a mesma pessoa que nos disse na Austrália que Kimi (Raikkonen) iria parar na volta de 18. Ele é muito amigo do Mike Coughlan, nosso projetista, e ele disse isso a ele.