ASSINE
search button

COI anuncia cidades e Rio é confirmado para 2016

Compartilhar

Agência AFP

RIO - O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, nesta sexta-feira, o Rio de Janeiro como um dos sete candidatos a organizar os Jogos Olímpicos de 2016, cuja sede será escolhida em 2 de outubro de 2009 em Copenhague.

Além do Rio, Baku (Azerbaijão), Chicago (Estados Unidos), Doha (Catar), Madri (Espanha), Praga (Rep. Checa) e Tóquio (Japão) são as sete aspirantes a organizar os Jogos Olímpicos de 2016.

Os Comitês Olímpicos Nacionais tinham como prazo até a quinta-feira para comunicar ao COI o nome de sua cidade para concorrer à organização dos Jogos. As sete candidatas terão que entregar até 14 de janeiro de 2008 um questionário da entidade sobre sua candidatura.

O COI informou nesta sexta que o processo de escolha da sede será dividido em uma primeira fase de aceitação da candidatura, na qual as aspirantes terão de preencher um questionário sobre seus projetos para que a Comissão Executiva selecione as finalistas, das quais não há um número exato.

Em maio de 2004, o Rio acabou excluído da seleção final das cidades concorrentes à organização dos Jogos Olímpicos de 2012, e o COI acabou escolhendo Londres.

A segunda fase do processo de escolha, denominada procedimento de candidatura, pede às finalistas que enviem seus dossiês ao COI, com dados mais detalhados que os incluídos no questionário, antes da visita da Comissão de Avaliação às cidades para elaborar um relatório.

Este relatório será divulgado e enviado um mês antes da votação final aos membros do COI, que escolherão a cidade organizadora em 2 de outubro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca.

O COI utilizará a ordem alfabética para se referir às cidades concorrentes até que sua Comissão Executiva faça um sorteio que determinará a ordem até o dia da escolha.

Confira as datas determinadas pelo COI:

14 de janeiro de 2008: as candidatas responderão ao questionário do COI.

Início de junho de 2008: aceitação por parte da Comissão Executiva do COI em Lausanne das cidades candidatas e envio da documentação denominada "Procedimento de Candidatura e Questionário" às cidades candidatas.

Agosto de 2008: participação no programa de Observadores do COI durante os Jogos Olímpicos de Pequim.

12 de fevereiro de 2009: envio dos dossiês de candidaturas ao COI.

Maio/Junho de 2009: visita da Comissão de Avaliação do COI às cidades candidatas.

2 de setembro de 2009: publicação do relatório da Comissão de Avaliação.

2 de outubro de 2009: escolha da cidade organizadora dos Jogos 2016.