ASSINE
search button

Diante de Porto Rico, Brasil sofre 2a derrota no Pré-Olímpico

Compartilhar

REUTERS

RIO - Após a esperada derrota para os Estados Unidos, a seleção brasileira masculina de basquete foi afobada desde o início e acabou perdendo por 97 a 75 para Porto Rico, na noite de segunda-feira. Com o resultado, a equipe caiu para o quarto lugar no Pré-Olímpico das Américas.

Classificados para a segunda fase do torneio em Las Vegas (EUA), com três vitórias e apenas a derrota diante dos donos da casa, os brasileiros não conseguiram impedir os certeiros arremessos de três pontos do porto-riquenho Elias Ayuso, em sua estréia nas quartas-de-final. Ayuso terminou o jogo com 24 pontos.

Apesar da derrota, Leandrinho foi o cestinha da partida, com 34 pontos. Apenas Tiago Splitter, com 15 pontos, foi outro brasileiro a passar da casa dos 10 pontos.

- Foi uma partida atípica, onde tudo deu errado para nós e certo para eles. O resultado complica um pouco nossa situação, mas não quer dizer que tudo está perdido - disse após a partida o técnico Lula Ferreira, segundo a Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Como os resultados da primeira fase entre os times classificados ainda são considerados para a classificação geral, o Brasil está empatado com Uruguai e Canadá com duas vitórias e duas derrotas, mas fica em quarto pelos critérios de desempate. O Uruguai é terceiro, e o Canadá, quinto.

O Pré-Olímpico das Américas classifica duas equipes para os Jogos de Pequim, em 2008.

Para poder voltar a uma Olimpíada pela primeira vez desde Atlanta-1996, o Brasil precisa ficar pelo menos em terceiro lugar na segunda fase, para fugir do cruzamento com os EUA nas semifinais.

- O grupo tem maturidade para dar a volta por cima, ganhar do México e continuar na briga pela vaga olímpica. Não vai ser um resultado negativo que vai destruir um trabalho. Temos que colocar a cabeça no lugar e manter o equilíbrio emocional - acrescentou Lula.

O Brasil enfrenta nesta terça-feira o México, e na quarta-feira joga com a Argentina, que assim como os norte-americanos segue invicta no torneio. A equipe encerra a participação nesta fase contra o Uruguai, na quinta-feira.