ASSINE
search button

Copa 2014: Brasília mostra projeto à Fifa

Compartilhar

Portal Terra

BRASÍLIA - Os cinco integrantes da Fifa e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, conheceram, no início da tarde desta segunda-feira, o projeto de reestruturação programado para Brasília, primeira cidade visitada pelos membros da maior entidade do futebol, caso a cidade seja confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que poderá ser no Brasil.

Os representantes chegaram na última quinta-feira ao Brasil. Na sexta, no sábado e no domingo eles acompanharam apresentações em um hotel na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro, das seguintes cidades candidatas a receberem jogos da Copa do Mundo de 2014: Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió, Natal, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Rio Branco, Manaus e Belém.

Eles ficaram reunidos por cerca de uma hora com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e com o vice Paulo Otávio, no Palácio do Buriti, sede do governo. Durante a reunião foram apresentados filmes e alguns dados principais da cidade.

Após o encontro, os representantes da Fifa receberam uma condecoração de ordem ao mérito de Brasília, concedida a autoridades civis ou militares nacionais ou estrangeiras que prestam algum bem ao povo da capital.

Durante a cerimônia, o governador também assinou um decreto direcionado à rede pública de ensino do governo federal. O intuito, segundo Arruda, é preparar escolas de Brasília para incluir em seu estudo pedagógico a preparação para as crianças, que serão adolescentes em 2014, para trabalhar como voluntárias na possível Copa no Brasil.

O presidente da CBF disse que tem certeza que todos os representantes da Fifa sairão de Brasília muito bem impressionados.

- Seguramente esse será o maior evento esportivo do século. Teremos sete anos de trabalhos fortes pela frente se tivermos esse direito de receber a Copa. Mas tenho certeza absoluta que todos sairão muito bem impressionados de Brasília - afirmou Ricardo Teixeira.

O governador Arruda qualificou as principais características da cidade. - Estamos convencidos de que Brasília, por ser a capital do país, por ser equidistante de todas as regiões, por ter pessoas nascidas em todos os cantos e por ser projetada para ser a capital, tem todas as condições necessárias para ajudar o país a receber a Copa - afirmou.

Depois do encontro com o governador no Palácio do Buriti, os cinco integrantes da Fifa e Ricardo Teixeira seguiram para um almoço em Águas Claras, residência oficial de Arruda.