ASSINE
search button

Técnico da Colômbia diz que Fifa não quer que países andinos joguem

Compartilhar

Agência EFE

BOGOTÁ - O técnico da Colômbia, Jorge Luis Pinto, afirmou nesta segunda-feira que a Fifa está dizendo aos países andinos da América Latina que não joguem mais futebol, após a decisão do organismo de proibir a realização de partidas internacionais em uma altitude superior aos 2.500 metros em relação ao nível do mar.

- Joseph Blatter (presidente da Fifa) está dizendo à América Latina, ao Grupo Andino, que não jogue mais futebol, porque importantes cidades ficarão sem condições de receber partidas entre seleções nacionais, disse o técnico colombiano ao jornal 'El Tiempo', de Bogotá.

Luis Pinto afirmou que a 'ciência do treino' demonstrou que a altitude é uma realidade de adaptação e que não gera nenhuma complicação para a saúde, como pôde ser demonstrado pelas milhares de partidas realizadas em Bogotá, La Paz e Quito.

Para o treinador, o que existe é um suposto temor à altitude de alguns países como Brasil, Argentina e Uruguai.

Luis Pinto, que se prepara para as disputas da Copa América, na Venezuela, e das eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul, disse ainda acreditar que esta decisão da Fifa não será definitiva.

- É necessário esperar, porque essa decisão não tem fundamento fisiológico, já que foi demonstrado que é possível que os atletas se preparem e atuem na altitude. Já aconteceu algo em La Paz, Quito ou Bogotá?, acrescentou.

Foi informado nesta segunda-feira em Zurique que o comitê executivo da Fifa decidiu que não serão mais jogadas partidas internacionais em uma altitude superior aos 2.500 metros acima do nível do mar.