ASSINE
search button

Platini abre Congresso da Uefa pedindo a paz no futebol

Compartilhar

Agência EFE

ZURIQUE - O ex-jogador francês Michel Platini, presidente da Uefa, abriu nesta segunda-feira o décimo Congresso do organismo, na cidade suíça de Zurique, pedindo a paz no futebol.

Durante o encontro, com duração de dois dias, serão votadas algumas propostas para modificar o estatuto do organismo. A reunião acontece dois dias antes do início do Congresso da Fifa, em que o suíço Joseph Blatter será reeleito presidente.

As mudanças incluem uma lista de 19 comitês, presididos pelos integrantes do Comitê Executivo, que deve aumentar seu número de 13 a 15, e a criação de um Conselho Estratégico do Futebol Profissional, com representantes da Uefa, campeonatos, clubes e jogadores, que fará uma Carta do Futebol Profissional Europeu.

- Quero que estas mudanças parciais sejam feitas com total transparência e amplo consenso. Prometo acompanhar este sistema sempre que tivermos de rumar para outro caminho. Estou convencido de que estas mudanças permitirão à Uefa ter um papel importante a favor do futebol europeu e enfrentar com garantias todos os desafios que o século XXI venha a nos trazer, disse.

Platini lamentou que o mundo do futebol tenha sido prejudicado por lutas internas, que envolveram tribunais e até a Comissão Européia. Para ele, este é o momento para conseguir 'a paz entre todos seus membros'.