ASSINE
search button

Oito mil voluntários passam pela primeira rodada de treinos para o Pan

Compartilhar

Agência Brasil

RIO - Cerca de 8 mil dos 15 mil voluntários que vão trabalhar nos Jogos Pan-Americanos de 2007 receberam os primeiros treinamentos neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Durante sessões de aproximadamente três horas, receberam orientações sobre a competição e sobre as modalidades que serão disputadas, além de instruções de conduta.

Os voluntários vão passar por outras duas etapas de treinamento: uma específica, em que receberão informações sobre as funções que irão exercer, e outra na qual vão conhecer os locais de trabalho. Segundo a gerente de voluntariado do comitê organizador da competição (CO-Rio), Paula Hernandez, o saldo dos primeiros treinamentos foi positivo.

- Praticamente 99% das pessoas que se comprometeram apareceram. Foram muito receptivos. Dos outros 7 mil que não participaram do primeiro treinamento, 4 mil são moradores de outros estados e serão treinados alguns dias antes do Pan. Além disso, há 3 mil que deverão ser treinados ao longo desta semana, incluindo os voluntários do Exército, que trabalharão nas competições da Vila Militar - explicou Paula.

A chefe do voluntariado explicou ainda que a seleção para voluntário do Pan, realizada no início do ano, foi concorrida: 80 mil pessoas se inscreveram.

- Muitos querem ajudar. Uns querem fazer parte da organização de um grande evento, outros querem conhecer grandes atletas e alguns querem praticar o inglês ou o espanhol. É importante para o currículo, porque eles adquirem experiência, fazem contatos e depois se recolocam no mercado de trabalho - explicou Paula.

Os voluntários trabalharão nos locais de competição, além de ajudar nos hotéis, aeroportos e até mesmo antes do campeonato, com o credenciamento e distribuição de uniformes. Os Jogos acontecem no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 29 de julho deste ano.