ASSINE
search button

Chievo perde e é rebaixado para a série B do Campeonato Italiano

Compartilhar

REUTERS

MILÃO - O Chievo foi rebaixado para a srie B do Campeonato Italiano, após derrota por 2 x 0 para o Catania e a vitória por 2 x 1 do Siena sobre a Lazio.

Cinco equipes estavam tentando evitar o rebaixamento no último dia do Campeonato Italiano, mas o Chievo foi a única equipe que não conseguiu vencer e, conseqüentemente, terá agora que disputar a segunda divisão.

Parecia que o Catania seria rebaixado no intervalo com um empate em 0 x 0, mas Fausto Rossini e Mauro Minelli salvaram o clube siciliano, que foi forçado a disputar fora de seu estádio os jogos em que tinha o mando de campo, já que um policial morreu durante uma briga no estádio, em fevereiro último.

Já o Siena ficou bem perto do rebaixamento, mas Paolo Negro garantiu a vitória da equipe a cinco minutos do final. O Parma conseguiu se salvar com uma vitória por 3 x 1 sobre o Empoli e a Reggina sobreviveu depois de derrotar o Milan por 2 x 0.

O Chievo, que começou a temporada disputando o classificatório para a Liga dos Campeões -depois de ter terminado a temporada passada em quarto- pode se sentir ofendido pelo fato de o técnico do Milan, Carlo Ancelotti, ter começado o jogo contra a Reggina com apenas um dos jogadores que venceu a Liga na quarta-feira.

Andrea Pirlo teve a companhia de Ronaldo entre os titulares, mas a Reggina conseguiu uma vitória relativamente simples graças a gols de Nicola Amoruso e Daniele Amerini. O Siena, por pouco, não se juntou ao Messina e Ascoli na Série B na próxima temporada, mas durante a maior parte do segundo tempo parecia que a equipe seria rebaixada.

O atacante Massimo Maccarone bateu um pênalti e abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, mas Tomasso Rocchi conseguiu empatar para a Lazio aos 28 da segunda etapa, também de pênalti.

Mas a cinco minutos do final Negro conseguiu salvar a equipe ao ficar frente a frente com um gol vazio. Na outra ponta da tabela, a Inter de Milão recebeu o troféu de campeão da temporada após a vitória por 3 x 0 sobre o Torino. A equipe de Roberto Mancini já havia garantido o título no mês passado, mas esperou até o último jogo para comemorar.

O total de 97 pontos da Inter, com apenas uma derrota, é um recorde entre as principais ligas européias.

Veja os resultados da rodada:

Domingo:

AS Roma 4 x 3 Messina

Ascoli 2 x 1 Cagliari

Catania 2 x 0 Chievo Verona

Fiorentina 5 x 1 Sampdoria

Inter de Milão 3 x 0 Torino

Livorno 4 x 2 Atalanta Bergamo

Parma 3 x 1 Empoli

Reggina 2 x 0 AC Milan

Siena 2 x 1 Lazio

Udinese 1 x 2 Palermo