ASSINE
search button

Mônaco homenageia Senna com leilão de objetos do piloto e exposição

Compartilhar

Agência EFE

MONTE CARLO - O Principado de Mônaco organizou uma homenagem ao ex-piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em 1994, para comemorar os 20 anos de sua primeira vitória no Grande Prêmio sediado em Monte Carlo.

O objetivo é fazer com que as novas gerações conheçam melhor o piloto, cuja generosidade perdura até hoje através de sua fundação, dirigida por sua irmã Viviane.

O ato principal será realizado esta tarde, com um leilão de uma coleção impressionante de capacetes doados por muitos pilotos, além de outros objetos relacionados a Senna, morto em 1º de maio de 1994 no circuito de Ímola, na Itália, durante o GP de San Marino.

O dinheiro arrecadado com o leilão será destinado à Fundação Ayrton Senna, que há 13 anos vem permitindo melhorar as condições de vida de 6.545.794 crianças em 25 estados do Brasil.

Desde o sábado passado uma exposição com 700 metros quadrados toma conta do Hotel Fairmont, cuja porta principal se encontra na curva mais fechada do GP, na qual são revividas as vitórias do piloto no Principado, através de fotos, vídeos, carros e outras lembranças. A mostra será encerrada neste domingo.

Ayrton Senna venceu seis vezes em suas dez participações no Grande Prêmio de Mônaco. Estreou em 1984 ao volante de um Toleman-Hart, chegando em segundo.

A primeira vitória veio há 20 anos ao volante de um Lotus 99T Honda. Em 1989, já na McLaren, começou uma hegemonia de triunfos consecutivos que durou até 1993.

No sábado, seu sobrinho Bruno, filho de Viviane, disputará no Principado mais uma prova da categoria GP2, e larga na quinta fila, disposto a manter a tradição do sobrenome Senna entre os vencedores no circuito de rua de Monte Carlo.