ASSINE
search button

Polícia inicia plano de segurança para final da Liga em Atenas

Compartilhar

REUTERS

RIO - Mais de 7.500 policiais e centenas de outros agentes de segurança começaram a tomar posição nesta segunda-feira em Atenas e nos arredores da cidade para garantir a segurança da final da Liga dos Campeões entre Milan e Liverpool, na quarta-feira.

Com cerca de 50.000 torcedores ingleses e italianos esperados na capital grega, muitos deles sem ingressos, a polícia está preparada para três dias de possíveis confrontos.

- Não são apenas os 7.500 policiais que vão patrulhar a cidade. Cada funcionário da força policial estará em alerta máximo até quarta-feira - disse uma autoridade policial à Reuters.

A Grécia ativou parte do bem sucedido plano de segurança da Olimpíada de Atenas, em 2004, incluindo câmeras, helicópteros e três perímetros de segurança, além de ter limitado o acesso de veículos ao redor do estádio Olímpico.

- Sentimos a necessidade de mostrar novamente que como sociedade e polícia nós somos bons anfitriões - disse o ministro da Ordem Pública, Byron Polidoras, após uma reunião de segurança no domingo.

Polidoras e seus principais assessores fizeram um bom trabalho na preparação da cidade para a final, solicitando informações das polícias britânica e italiana a respeito de hooligans conhecidos, mas a principal preocupação é com a participação dos próprios policiais no dia da final.

Policiais reivindicando aumentos de salários e melhores condições de trabalho prometeram não fazer greve na quarta-feira para não prejudicar a partida, mas confirmaram que vão fazer alguma manifestação no dia.

Autoridades disseram esperar cerca de 35.000 torcedores de Liverpool e Milan com ingressos e pelo menos outros 15.000 que viajarão para a Grécia sem entrada para o jogo.

O aeroporto internacional de Atenas garantiu que os torcedores das equipes adversárias não vão se encontrar na chegada e serão encaminhados a saídas diferentes.

Essa é a segunda vez em três temporadas que Liverpool e Milan se enfrentam na final da Liga dos Campeões. A primeira partida, em Istambul, em 2005, transcorreu sem nenhum incidente grave envolvendo torcedores.