ASSINE
search button

Fifa manterá fundo para jogadores lesionados na Copa do Mundo

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - A Fifa revelou hoje a criação de um fundo especial de compensação para jogadores que sofreram alguma contusão durante a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, especialmente com a intenção de ajudar os países mais pobres.

Mas a entidade recebeu um pedido de pagamento por parte do Newcastle United, da rica primeira divisão inglesa, pela perda por lesão do atacante Michael Owen.

- Criamos um fundo especial para contusões de jogadores dos 32 participantes da competição, com um total de 15 milhões de francos suíços (12,31 milhões de dólares) disponíveis para todo mundo, disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, numa entrevista em Londres nesta quarta-feira.

- ...seria talvez para ajudar países como Angola e Costa do Marfim, aqueles países que disputaram a Copa do Mundo pela primeira vez, acrescentou.

- Mas se você olhar para quem está pedindo dinheiro, então alguma coisa está errada, porque é justamente da liga mais rica do mundo.

A Fifa fez uma "oferta final" ao Newcastle de 2,2 milhões de francos suíços como compensação pela contusão sofrida no Mundial pelo inglês Owen, que não pôde atuar nesta temporada.

O Newcastle tem recebido 50 mil libras (97.940 dólares) semanais da Federação Inglesa (FA) como compensação para arcar com os salários do jogador, mas o clube também havia solicitado 6,2 milhões de libras à Fifa.

Owen rompeu o ligamento cruzado do joelho direito no primeiro minuto da partida entre Inglaterra e Suécia no dia 20 de junho e desde então não voltou a jogar.

O Newcastle também pediu compensações da FA e da Fifa para cobrir os custos da contratação de Obafemi Martins por 10 milhões de libras para substituir Owen, que custou 17 milhões para ser tirado do Real Madrid.

Blatter não conseguiu conter sua raiva contra a FA e o Newcastle pela solicitação quase seis vezes maior do que o valor oferecido pela Fifa.

- O Newcastle disse que precisa substitui-lo (Owen) por outro jogador, isso não é justo. Fizemos uma última oferta e se alguém tem responsabilidade, então é a FA, disse Blatter.

- As regras de transferência dizem que os jogadores à disposição da uma seleção devem ser assegurados por seu clube. As regras da Copa do Mundo dizem que a federação nacional deve garantir que o jogador está devidamente segurado.

Um porta-voz da Fifa disse nesta quarta-feira que o fundo de compensação da Copa do Mundo foi montado exclusivamente para a competição do ano passado e não se aplica a amistosos.