ASSINE
search button

Decisão sobre passagem da tocha olímpica por Tawian sai em abril

Compartilhar

REUTERS

PEQUIM - A rota do revezamento da tocha olímpica dos Jogos de Pequim e a polêmica decisão de passar ou não por Taiwan será conhecida no mês de abril, disse uma autoridade do governo chinês nesta quarta-feira. Dirigentes olímpicos de Pequim já manifestaram interesse em levar a chama à ilha auto-governada, que é considerada pela China como uma província rebelde que deve ser reintegrar ao continente, mesmo que a força, se necessário.

- A questão relativa à passagem da tocha olímpica dos Jogos de Pequim 2008 por Taiwan será respondida em abril, quando o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog) apresentar o mapa do revezamento - disse Li Weiyi, porta-voz do órgão governamental responsável pelas questões de Taiwan.

O anúncio do caminho que será percorrido pela chama, que precisa ser aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional, era inicialmente esperado no ano passado, mas o problema sobre a inclusão ou não de Taiwan foi o fator principal para o atraso. Autoridades olímpicas de Taiwan insistem que a passagem da chama olímpica pela ilha seja antes ou após uma parada internacional para mostrar que não faz parte da rota doméstica da tocha pelo território chinês.

Planos grandiosos para igualar ou até superar o revezamento da tocha dos Jogos de Atenas 2004, que passou por 34 cidades em 27 países, já foram repensados por conselho do COI. Uma viagem até o topo do Monte Evereste está confirmada.