ASSINE
search button

Blatter diz que Copa de 2018 não está garantida na Europa

Compartilhar

REUTERS

LONDRES - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta quarta-feira que a Copa do Mundo de 2018 pode ser realizada na América do Norte ou na Ásia, assim como na Europa. O dirigente minimizou as sugestões de que o torneio já estaria confirmado em território europeu.

A Inglaterra, que sediou a competição em 1966, já demonstrou forte interesse em receber novamente o torneio em 2018. Estados Unidos, Austrália e China também já deram sinais de intenção de organizar a maior competição esportiva do mundo com uma só modalidade.

Blatter esteve na Inglaterra para uma série de reuniões, incluindo um encontro com o chanceler Gordon Brown nesta quarta-feira.

- Compreendo a ânsia da federação inglesa, apoiada por políticos, para receber a Copa, mas não está definido que a Copa voltará para a Europa em 2018, disse Blatter a jornalistas.

- Se o comitê-executivo da Fifa decidir este ano que a política de rotação será mantida, numa visão rígida deveria ser na América do Norte em 2018, e há três países que poderiam ser sede lá: Estados Unidos, México e Canadá.

A Fifa decidirá em novembro a sede do Mundial de 2014. O Brasil é o favorito na disputa com a Colômbia. A África do Sul será a sede de 2010.

Os Estados Unidos disseram na semana passada que consideram seriamente uma proposta por 2018, e Blatter disse que altos dirigentes chineses também informaram a ele o interesse.

- Em uma conversa sobre a Olimpíada de Pequim, autoridades chinesas também me disseram que consideram uma proposta por uma futura Copa do Mundo, acrescentou.