ASSINE
search button

Wada pode readmitir agência antidoping da Rússia

Comitê recomendou a reintegração da Rusada após três anos

Compartilhar

O comitê de revisão da Agência Mundial Antidoping (Wada) recomendou nesta sexta-feira (14) a reintegração da Agência Antidoping da Rússia (Rusada), suspensa desde novembro de 2015 por causa do esquema de fornecimento de substâncias ilícitas patrocinado pelo Estado.
Segundo o comitê, a Rusada cumpriu os critérios necessários para sua readmissão, como o acesso às amostras e aos dados que poderiam contribuir para corroborar os testes positivos descobertos durante a investigação.
A recomendação de reintegrar a agência russa será avaliada pelo comitê executivo da Wada na próxima quinta-feira (20). De acordo com um relatório do advogado canadense Richard McLaren, o Estado patrocinou um esquema para fornecer substâncias ilegais e fraudar exames de atletas russos.
O escândalo tirou o atletismo da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e impediu a participação do país nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, em 2018. Além disso, o ex-ministro do Esporte russo Vitaly Mutko, hoje vice-premier, foi até banido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).