Jornal do Brasil

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014

Enquetes

Compartilhe:

Comentários

30 comentários
  • Anna Leonor Bugyja, Rio de Janeiro - RJ

    Sim, infeizmente ainda se usa ter preconceito contra algo, nesse mundo.
    Se for nordestino, negro e pobre - ferrou-se!
    Já está na hora de ACABAR com essa postura descabida e perversa, impiedosa e arrogante contra seja lá o que for!!!!!
    Abaixo o Preconceito! seja do que for!!!!!
    O Nortista e o Nordestino do Brasil, embora muitos pensem ser uma mesma coisa / individuo, teem jeitos diferentes de viver a vida, de trabalhar e se relacionar com o mundo, como qualquer cidadão desse mundo!!!
    Viva o jeito de ser do cidadão do Mundo!!!!

  • Aderbal Prado, Salvador- Bahia

    Pelo menos os baianos não se queixam de preconceito, muito pelo contrário, durante o carnaval por exemplo, temos que nos desdobrarmos para encarar a volúpia sexual das gatinhas sulistas.

  • CLEUSON, BRASILIA

    ... O PROBLEMA É QUE O NORDESTE BRASILEIRO HOJE, APRESENTA CRESCIMENTO CHINÊS E EM 10 ANOS EM MANTENDO O RITMO ATUAL, SERÁ UMA REGIÃO MAIS RICA QUE O "SUL MARAVILHA" E AÍ MEU IRMÃO, O BRASIL VAI QUERER SER O NORDESTE. QUE O POVO NORTESTINO NÃO TENHA PRECONCEITO DO SUL.

  • Loamy, São Paulo

    OS GINGOS: Muita gente do sul e do sudeste, só porque tem algumas consoantes a mais no sobrenome se acham europeu (como hittler, mussolini, civita etc). Só que as terras brasileiras eram dos índios e os europeus aqui foram invasores, saqueadores. Aqueles capazes de de matar o próprio povo em nome do poder como fizeram nos seus paíse de "origem". Os nordestinos e nortistas forma o povo mais próximo das origens do Brasil verdadeiro.

  • Paulo Carneiro Ribeiro, Teresópolis

    Baianada e paraibada. Dois exemplos de preconceito contra nordestinos.

  • Nilo Mota, New York

    Alem de preconceito ha desinformacao. O preconceito eh uma atitude covarde daqueles que se sentem superiores. Como alguem pode ter esses sntimentos com seus proprios compatriotas? Regioes mais desenvolvidas contra menos afortunadas. Quero ver como esses preconceitusoso se sentem quando os exterior Um pais superdesenvolvido tem preconceito sobre o Brasil inteiro? esse pais arrogante, seja la qual for nao vai destinguir quem eh do nordeste ou do sudeste preconceitua todos Como eles se defendem? A unica defesa para eles foi o governo Lula que elevou a autoestima dos brasileiros no mundo. Aqui nos USA os brasileiros estao em alta gracas a administracao Lula. Eu sei que tem gente que vai morrer de ressentimento. To bad!

  • Silvio Moraes, Rio de Janeiro

    Não só com nordestinos como também com pessoas pobres e faveladas. O mais interessante é que geralmente a parte pior do Rio está justamente nos tidos como os "banbanbans" da cidade, que realmente fazem besteiras o dia todo, discutindo no trânsito e piorando a situação de milhões de cariocas, com sua falta de educação e seu comportamento vil. Fora hipocresia!

  • Paulo Cesar, RJ


    Existe preconceito igual ou maior do que contra os negros. As pessoas do sudesde e sul se consideram mais importantes o que é uma verdadeira ignorância, próprio de país subdesenvolvido.

  • del nero, br/rs/poa

    Não sei do porque esse preconceito. Os que fazem pesquisas deveriam dizer isso oara a população do porque. Nordestino, são gentil, ordeiro, trabalhar, São Paulo capital é o que é graças a uma gama enorme de nordestinos. Diga-me voces do porque isso. dn

  • José Lima, Brasília

    Existem ondas de opinião política que refletem mais divergências transitórias do que esse preconceito. No fundo, o que há no país é a mesma dicotomia que existe na política entre as nações. Existem aquelas consolidadas numa cultura de inicitiva privada, e outras, talvez a maioria, dependentes do predomínio estatal. No Brasil, enquanto a maioria dos estados negocia a instalação ou ampliação de portos junto ao governo federal, Santa Catarina inaugura um terminal de carga marítimo na baía de Babitonga, construído por um consórcio privado e com vistas a participar do fluxo de escoamento que sobra no concorrido e próximo porto paranaense de Paranaguá. É essa a diferença. O resto é rotulação de efeito porque todos perseguem o progresso, com ou sem espera, ou necessidade, de ajudas. Quem puder agir sozinho não vai depender de ninguém. Mas todos precisam de todos. Todos se devem respeito.

  • Mauro Neves, Belford Roxo

    Infelizmente neste mundo há diversos preconceitos e um deles é em relação aos nordestinos, até pelo seu próprio linguajar e a sua forma de ser.

  • George Rocha, Rio de Janeiro

    A PROVA

    (publique somente se você quiser, é apenas para tomar conhecimento da realidade)

    Parei o carro Honda Accord, verde(quase preto), bancos bege de couro, no posto em Botafogo ao lado do Corpo de Bombeiros da Marina. Solicitei o abastecimento completo e sai do carro e fui até a loja de conveniência. Era Domingo e eu estava indo visitar meus pais em Brasília.
    Ao retornar da loja, encotrei o carro cercado de curiosos. Cada uma deles teorizando sobre o desempenho do carro. Elogios os mais diversos.
    Sentei-me ao volante, pedi a conta e ouvi esta pérola do frentista:

    "Seu patrão vai precisar de nota fiscal?"

    Nestas horas eu fico ultra inspirado.
    Coloquei o braço para fora do carro, apontei para o céu e mandei:
    "Não. Meu patrão nunca precisa de notas fiscais".

    Nem pensem que o frentista se deu por satisfeito.

    Fiz minha viagem e pensei muito no assunto. Ri muito durante a viagem, devido mais um dos tantos preconceitos já sofridos.

    Duas semanas depois parei outro carro meu, Mazda 626 GLX (piloto de avião é assim, adora máquinas), no mesmo posto. Desta vez eu estava uniformizado como piloto de avião. Eu estava numa pressa terrível para chegar ao aeroporto Santos Dumont, pois me acionaram para uma decolagem de última hora. O carro estava com pouco combustível. Eu ficaria provavelmente parado no Aterro do Flamengo caso insistisse em ir sem reabastecer.
    O mesmo frentista veio atender. Ficou colhando-me de soslaio por dezenas de vezes.
    Demonstrei a pressa e ele finalmente trouxe a conta. Paguei em dinheiro e recebi outra pérola dele:

    "Como é bom ter patrão que confia em empregados!".

    Respondi: "se você estudar muito, terá confiança de todos".

  • jeisamarjorie, miami

    O brasileiro tem preconceito contra tudo, contra negros, contra nordestino, contra cariocas, contra argentinos, contra pobres, contra mulheres mais de 25 anos, contra os mendigos, contra os excepcionais, contra os indios, contra os arabes, ou seja, sao um povinho FDP.

  • Panayotis Poulis, Rio de Janeiro

    E não só contra os nordestinos. Os do Norte também. Mas o preconceito no Brasil não para nisso não. Há outros preconceitos: de cor, de nivel social, etc.

  • KERWSONLISI, PARNAMIRIM\RN

    O PT ADORA COLOCAR OS BRASILEIROS EM LADOS ANTAGONICOS...SOU NORDESTINO JÁ VIAJEI O BRASIL E NUNCA VI QUALQUER PRECONCEITO QTO AO FATO DE TER NASCIDO NO NORDESTE...A BULGARA DILMA DUCHEFE, POR SER DESPREPARADA, UMA INVENÇÃO DO MOLEQUE LULA MENSALÃO, JÁ COMEÇOU DIZENDO BESTEIRA QTO A NORDESTINOS E PAULISTAS, JUSTO POR OS NORDESTINOS, EM FUNÇÃO DAS SUA DIFICULDADES REGIONAIS, TER SOBREVIVIDO DE BOLSA FAMILIA E VOTADO NO ARREMEDO DE PRESIDENTE DILMA DUCHEFE, MANTENDO NOSSO PAIS PRESSO NAS MÃOS SUJAS DO PARTIDO DOS CORRU-PT-OS.VIVEREMOS PARA VER ISTO PASSAR.

  • durval, Duas Barras,RJ


    Porque outrora exploraram a inocência e a boa fé dos nordestinos, assassinaram a sua infância, destriram sonhos e criaram feridas que dificilmente serão cicatrizadas. Pois sofreram e sofrem a estagnação ecônomica, a desigualdade opressora, o despreparo educacinal e a desmoralização institucinal.

  • afonso Neves, belo horizonte

    Eu votei que não... mas fiquei surpreso com a resposta... aqui em Minas Gerais , os mineiros não temos preconceito dos Nordestinos... que país é este...

  • GIOVANI SEVERO, MADALENA

    PRA MIM SÓ UM EXISTE UM PRECONCEITO, É CONTRA POBRE.

  • Cesar, Duque de Caxias

    De fato, os nordestinos não contribuem em nada para o crescimento do país. Não há preocupação do próprio povo com relação ao estudo. Tudo é feito a moda do comodismo. Altas taxas de mortalidade e prostituição infantil além do velho coronelismo. Em 90% do território mal se vê asfalto. Até que ponto constatar a realidade será visto como preconceito pelos hipócritas de plantão?

  • Marco Aurélio Chaves, Campo Grande-MS

    Não mais. Regionalismo no mundo atual deve ficar restrito apenas em aula de geografia física. No Brasil tudo se nivela por baixo. O salário mínimo vale para todas as regiões.

  • Mario Azevedo, Rio

    Sou Carioca, e ADORO as tradicoes do povo nordestino. Nos, do SE e do Sul, sempre exploramos os nordestinos, desde o abandono institucional da regiao, ate a sua exploracao como domesticos/domesticas. O nordeste, com todo o abandono de nossa parte, nos deu a familia Caymi, o samba, a Tropicalia, Jorge Amado, Afonso Arinos, etc. A nata da nossa cultura tem uma influencia fundamental do NE, cultural e politicamente. Os preconceituosos sempre tentarao encontrar alguem para por para baixo para que se sintam no alto. O Brasil eh um Pais formidavel, de uma cultura invejavel, e soh quem nao reconhece isso sao os proprios brasileiros. Moro nos EUA ha 20 anos, e quando menciono que sou do Rio quase me carregam nos ombros. Quando sera que aprenderemos a dar valor a nos mesmos, a nossa cultura, ao nosso povo? Quando sera que vamos parar de nos babarmos com as coisas de fora em detrimento das brasileiras? Celebrem o Brasil - eh um Pais fantastico! Com toda a rivalidade idiota que inventamos, quase que numa tentativa de "encontrarmos algo sobre o que brigar", temos que nos unir. Sou carioca, mas varios de meus melhores amigos sao paulistas, de Brodowski, Sampa, Campinas, Guaratingueta... Sao Gauchos de Porto Alegre, Gramado, Bento Goncalves... Catarinenses, Cearenses, Bahianos, Piauienses, Amazonenses, Capixabas, Mineiros... E, claro, cariocas. Eta, cultura diversa e rica. Que um dia aprendamos a nos dar valor.

  • Carlos, S.B.Campo S.P

    Eu moro em São Paulo a 44 anos sou formado em Metalurgia tenho 5 filhos todos com curso superior e com pos graduação.Sou muito grato a este Estado de São Paulo por tudo que tenho e nunca fui discriminado por ser Nordestino pelo contrario sempre me destaqeui como um lider por onde trabalhei.Acho que o preconceito está dentro de cada um.É vc mostrar qualidade e ninguem tem preconceito de voce e ai vem os elogios.Abraços.

  • Hermes Deodato, São Paulo - SP

    Existe do mesmo jeito que existe entre países ricos que discriminam os pobres. O pior é que isso deve se agravar já que o novo Governo vai seguir a mesma linha do anterior de canalizar os recursos produzidos nas demais regiões para o Nordeste.

  • Michele Brito, SAO CARLOS-SP

    Estamos no séc.xxi o mundo está totalmente globalizado, o preconceito é apenas um ato que é praticado por pessoas ignorantes que nao enxergam a si mesmas e que gostam de pertubar a vida das pessoas realmente esses preconceituosos nao tem o que fazer.

  • FATIMA LOPES, PETROLINA PE

    A CULPA É DA IMPRENSA QUE SÓ MOSTRA O NORDESTE SECO E MISERÁVEL. EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL TEM POBRE E TEM MISÉRIA. EU SOU NORDESTINA E MORO NUMA CIDADE LINDA E RICA. A PRESENÇA DO RIO SÃO FRANCISCO, É UMA RIQUEZA. NUNCA PENSEI EM DEIXAR MEU SERTÃO. O BIOMA CAATINGA É LINDO E RICO EM FAUNA E FLORA. A DIFERENÇA ESTA NOS GOVERNANTES QUE TRABALHAM SOMENTE PARA A REGIÃO SUL E SUDESTE,ONDE TEM INVESTIMENTO TEM RIQUEZA. OS NORDESTINOS NÃO QUEREM ESMOLAS, NÓS QUEREMOS EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO. ESSA IDIOTA, QUE QUER MATAR OS NORDESTINOS, MERECE CADEIA, E TRABALHAR COMO VOLUNTÁRIA AQUI NO NORDESTE. A GENTE SÓ CRITICA QUANDO CONHECE.TRAGAM ESSA INFELIZ PARA CONHECER NOSSAS PRAIS, NOSSAS COMIDAS, NOSSOS ARTISTAS, NOSSA FAUNA, NOSSA FLORA, NOSSAS FESTAS E NOSSA AGRICULTURA. NA MINHA CIDADE TEM MUITO GAUCHO, JAPONÊS, CHINÊS,... SE ELES GOSTARAM ELA TAMBÉM VAI GOSTAR.

  • sérgio, sao paulo

    não concordo com o preconceito, mas acho que os estados do norte e nordeste precisam ser mais bem gerenciados prá evitar os processos migratorios em massa que não são bons para ninguem , pois apesar da mão de obra barata que advem desse processo causa a super população como no rio e aqui cuasando o caos urbano que vemos diariamente ,todos trabalham e tem seu vslor ,mas é preciso coerencia e limites além do planejamento familiar que deveria ser implantado a decadas ,senão teremos um país inviavel ,cada estado precisa dar condições aos seus cidadãos , e se desenvolver com ética e bom senso ,cadapovo tem sua cultura e espaço a ser respeitado ,assim penso .abrs

  • lucas, aracaju

    eu tb acho boa parte do preconceito vem da imprensa que so mostra pobresa como se aqui naum tivesse nda de bom,apenas pobresaa.tenho muito orgulho de ser nordestinho e se nascesse de novo queria seer nordestino de novo.moro numa cidade linda. a mais bonta do brasil. naum tem nada de rio de janeiro que so tem favela.

  • Paz (2011), são paulo

    Olá Pessoal!

    Sim. Existe ainda muito preconceito contra nordestinos, basta dar uma vasculhada em algumas redes sociais e verás como isso ainda é forte.
    O paulistano típico, ainda enxerga o nordeste de forma pejorativa, como se tivesse apenas seca, fome e miséria.
    Existe uma comunidade no orkut, chamada "Estado de São Paulo", onde fui excluído simplesmente por ser baiano, e ter contestado teorias fascistas e preconceituosoas da parte deles.
    Me chamaram de todo tipo de coisa que vocês possam imaginar. Podem pesquisar essa comunidade e verão como eles dizem absurdos sobre os nordestinos, principalmente uma mulher chamada Countess, Leonardo, Gisele e o suposto moderador da comunidade chamado Fábio Henriques etc, que dizem absurdos sobre os próprios brasileiros que ajudaram a construir a cidade que eles moram. Vamos combater o preconceito denunciando essas pessoas em sites que investigam crimes de ódio e racismo. Boa sorte.

  • Gerson Reis, São Paulo

    Sim existe!

    por um tipo de gente que não conheçe os nordestinos
    de perto, nunca foi ao nordeste, e não acompanha o trabalho
    deles.
    Os nordestinos são responsaveis, Honestos e trabalhadores, e hopitalheiros "salvo as exeções"

    É uma gente esquecida, e explorada, mas quando tem uma chance mostra todo seu potencial...

    Quem não gosta de nordestino, pode observar que depende deles direta ou inderetamente, para para algo.

  • marilene, aracaju/se

    NOS NORDESTINOS SOMOS TRABALHADORES E INTELIGENTES, ISSO É DEVIDO AO FATOR TEMPO, O QUE NÃO OCORRE COM O SULISTAS QUE NÃO DISPOEM DE TEMPO NEM MESMO PRA COMER QUANTO MAIS PARA LER E FICAR POR DENTRO DO QUE OCORRE NO NORDESTE. POVO FELIZ, LUGAR LINDO, ONDE TODOS VIVEM SEM MEDO DE SAIR DE SUAS CASAS E RETORNAREM. TEMOS BELAS PRAIAS E COSTUMAMOS AINDA TER RESPEITO ENTRE HOMENS E MULHERES. GRAÇAS AOS NOSSOS COSTUMES E TRADIÇÕES SOMOS DIGNOS E TRABALHADORES. O EXEMPLO É QUE MUITAS EMPRESAS DE CIDADES SULISTAS SE FAZEM COM O TRABALHO NORDESTINO. NA VERDADE NÃO HÁ PRECONCEITO É VANDALISMO E UM POUCO DE INVEJA.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.