ASSINE
search button

MST faz marcha em Brasília a favor de candidatura de Lula

No entanto, registro pode ser impugnado pela Lei da Ficha Limpa

Compartilhar

Com manifestação programada para esta quarta-feira (15) em Brasília, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) faz hoje (14), pelo quarto dia seguido, uma marcha favorável a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

    Centenas de militantes ocuparam a região central de Brasília e foram distribuídos em três grupos, nomeados como "colunas". Os sem-terra devem acampar no estacionamento próximo ao estádio Mané Garrincha, de onde seguirão ao Tribunal Superior Eleitoral amanhã (15).

    O Partido dos Trabalhadores (PT) tem até esta quarta para registrar a candidatura do ex-presidente, no limite do prazo. No entanto, o registro poderá ser impugnado pela Lei da Ficha Limpa, uma vez que Lula foi condenado em 2ª instância a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá.

    Caso o petista seja impedido de se candidatar à Presidência da República, o ex-prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad assumirá a chapa, tendo como vice Manuela D'Ávila, do PCdoB.

    De acordo com a coordenação nacional do MST, os militantes não trabalham com a hipótese de Lula não ser candidato. O grupo pede que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda o resultado do julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região(TRF-4).

    (ANSA)