ASSINE
search button

Sem Lula, candidatos à Presidência participam de primeiro debate nesta quinta-feira

Compartilhar

Candidatos à Presidência participam, na noite desta quinta-feira (9), do primeiro debate televisivo destas eleições, promovido pela Band a partir das 22 horas. Participarão do debate Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (Psol), Marina Silva (Rede).

Preso em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, não participará. O PT pediu à Justiça que ele participasse por videoconferência ou por vídeos gravados previamente. Mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou o pedido. O candidato a vice Fernando Haddad (PT) afirmou que, caso o ex-presidente seja impedido de participar, o partido fará um debate paralelo.

Regras

O debate terá cinco blocos. No primeiro, por ordem de sorteio, os candidatos responderão a uma mesma pergunta sugerida por eleitores. Em seguida, candidato pergunta para candidato, obedecendo a ordem sorteada. Um candidato pode ser perguntado até três vezes.

No segundo e quarto blocos, jornalistas farão as perguntas e escolherão o candidato que fará a réplica. Quem foi perguntado tem direito a tréplica. Todos os candidatos serão perguntados e farão réplicas.

No terceiro bloco, candidato vai perguntar para candidato seguindo a ordem do sorteio. Neste bloco, cada presidenciável pode ser perguntado até duas vezes. As perguntas deverão ser feitas em 30 segundos. Os candidatos terão dois minutos para respondê-las. Réplica e tréplica serão feitas em 45 segundos.

No quinto e último bloco, cada candidato terá um minuto e meio para as considerações finais.