ASSINE
search button

PT não elege prefeitos e perde até em seu berço no ABC

Compartilhar

O segundo turno das eleições municipais no país neste domingo (30) confirmou a histórica perda de poder, influência e espaço do Partido dos Trabalhadores (PT) no cenário político brasileiro. Após dois meses do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a legenda sofreu duras derrotas neste domingo, principalmente no ABC paulista, região onde o partido nasceu.    

Na cidade de Santo André, por exemplo, o candidato do PSDB, Paulo Serra, venceu o do PT, o atual prefeito do município, Carlos Grana, que obteve 21,79% dos votos.    

Já em São Bernardo do Campo, onde a legenda do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva nem chegou a ir para o segundo turno, Orlando Morando, do PSDB, venceu, com 59,94% dos votos, Alex Manete, do PPS. Lula, que já tem mais de 70 anos e, por isto, não precisa votar, não compareceu a nenhum cartório eleitoral. 

O PT só foi para o segundo turno em Recife, no que se refere às capitais brasileiras, e também não venceu. João Paulo Lima (PT) perdeu para Geraldo Julio (PSB). Das capitais vencidas pela legenda em 2012, só uma foi mantida em 2016, a de Rio Branco, no Acre. 

Os resultados deste domingo foram os piores para o Partido dos Trabalhadores em 20 anos. Enquanto a legenda não conseguiu nenhuma vitória ontem, o PSDB ganhou 5 das 18 capitais que disputavam o segundo turno.