ASSINE
search button

Psol confirma candidatura de Luciana Genro à prefeitura de Porto Alegre

Compartilhar

O Psol confirmou neste domingo (24) a candidatura de Luciana Genro à prefeitura de Porto Alegre (RS), na convenção do diretório municipal do partido. Ex-deputada federal e uma das fundadoras do Psol, Luciana Genro concorreu à presidência da República pela sigla em 2014. O vice na chapa ainda não foi definido.

Ao discursar na convenção, a pré-candidata disse que a construção de uma nova alternativa para o país começa pelas cidades e citou questões de segurança pública e saúde de Porto Alegre. Ela também exaltou a participação da esquerda na política brasileira. “Temos uma oportunidade gigantesca de afirmação de uma nova esquerda no Brasil”, disse.

A convenção teve a participação de políticos, intelectuais e integrantes de movimentos sociais, entre eles o presidente nacional do Psol, Luiz Araújo, o filósofo Vladimir Safatle e o jornalista Glenn Greenwald que, em parceria com Edward Snowden, divulgou a existência de programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos.

Gaúcha, Luciana Genro é filha de Tarso Genro, político petista que foi ministro no governo do ex-presidente  Lula  e governador do Rio Grande do Sul de 2011 a 2015. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, quando houver, para o dia 30 de outubro. 

O segundo turno ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores onde nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos mais um.