ASSINE
search button

Um Romário decisivo no jogo eleitoral: senador tem até o dia 5 para confirmar candidatura

Compartilhar

Líder na corrida para o Palácio Guanabara segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, realizado em parceria com o JORNAL DO BRASIL, o senador Romário (Podemos) terá até o dia 5 do mês que vem para confirmar sua candidatura ao governo do estado. O ex-jogador está na metade de seu mandato de oito anos.  Assim, se perder uma eleição, tem assegurando sua continuidade na câmara mais alta do Congresso Nacional. O Podemos ainda não anunciou o dia da convenção, quando o partido ratificará ou não o nome do jogador. Seja como for, o político carioca está se transformando numa espécie de fiel da balança do pleito fluminense.  

Apontado em segundo lugar na mesma pesquisa, Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio, terá o nome referendado no próximo dia 29, na sede do DEM, na Barra da Tijuca, onde o ex-prefeito Cesar Maia, que lançou Paes na carreira política, será provavelmente anunciado como principal nome do partido ao Senado no Rio. Confirmado o nome de Maia, Paes terá de conviver, na campanha, com o fato de que em todo o seu governo fez sérias críticas a Cesar Maia. 

Na sequência da enquete eleitoral, aparece Anthony Garotinho (PRP). O próprio Garotinho chegou a anunciar que a convenção para homologar seu nome seria no dia 28. Mas fontes do próprio PRP afirmam que a convenção será no dia 3 de agosto. 

Índio da Costa (PSD), por seu turno, oficializou a candidatura no último dia 21, no Clube Municipal, na Tijuca. Na ocasião, foi anunciado ainda o nome do candidato a vice-governador do partido, Zaqueu Teixeira, que em abril migrou do PDT para o PSD. Ainda não há uma definição quanto a se o PSD lança um candidato ao senado ou apoia um nome de outra legenda, numa futura coligação. 

Pelo PSOL, no último dia 20, o vereador Tarcísio Motta teve seu nome confirmado ao governo do estado, tendo como vice Ivanete Silva. O PSOL também aprovou a chapa para o senado, na qual o deputado federal Chico Alencar terá como suplente Vanderlea Aguiar. 

Deputado estadual em segundo mandato e filho da vereadora Rosa Fernandes (PMDB), Pedro Fernandes (PDT) participará da convenção que referendará seu nome no próximo dia 30, na Fundação Leonel Brizola, no Centro. O PDT, até agora, não escolheu os nomes para vice-governador e senador. 

Marcia Tiburi (PT), professora de filosofia, será confirmada pelo partido na convenção no próximo dia 28, na Fundição Progresso, na Lapa, assim como o senador Lindbergh Farias, que tentará a reeleição. Ainda não foram anunciados os nomes do vice da candidata nem o de suplente petistas. Pelo Partido Novo, a candidatura de Marcelo Trindade ao governo estadual será confirmada na convenção a ser realizada hoje, na sede do partido. A candidata a vice também está escolhida: Carmen Migueles, que concorreu à Prefeitura do Rio nas eleições de 2016.