ASSINE
search button

Mídia estrangeira compara Crivella à fama festiva do Rio

Imprensa internacional também mencionou derrota histórica do PT

Compartilhar

O segundo turno das eleições municipais no Brasil foi destaque neste domingo (30) também para a imprensa internacional, que realçou a vitória do candidato do PRB Marcelo Crivella no Rio de Janeiro. 

Para o NY Times, a vitória de um "bispo evangélico" em uma cidade conhecida mundialmente pela "sua cultura de expor o corpo na praia e pelos seus exuberantes desfiles de Carnaval" aponta "o ressurgimento do conservadorismo na maior nação na América Latina". 

O jornal também afirmou que esta vitória é a "última demonstração de raiva contra os partidos de esquerda já estabelecidos" no país, que está sofrendo com sua "pior recessão em décadas" e com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.    

Já o La Nación disse que Crivella "se impôs" sobre o seu adversário, o "esquerdista" Marcelo Freixo, do Psol, com uma vantagem "abundante". A publicação argentina também deu destaque a história do candidato, sua relação com Edir Macedo, "fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da emissora Record", e seus pedidos de desculpas por frases ditas no passado sobre temas como "homossexualidade". 

O The Guardian também falou sobre Crivella, que foi definido como um "ex-cantor gospel e sobrinho do fundador de uma poderosa igreja" que foi eleito "mesmo com as suas condenações passadas a católicos e homossexuais". O jornal britânico também ressaltou que a vitória demonstra o "crescimento do conservadorismo religioso e o falecimento do partido de esquerda que dominou o cenário político nacional por mais de uma década". 

Para o francês Le Monde, o novo prefeito do Rio de Janeiro é um "senador evangélico que demoniza há alguns anos os católicos e homossexuais". A publicação também falou que, "a nível nacional", o Partido dos Trabalhadores dos ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e da sua "protegida" Dilma Rousseff, sofreu com um "desastre histórico", principalmente com os resultados nas eleições em São Paulo e Recife.    

O Clarín disse que a "Igreja Universal do Reino de Deus, culto evangélico" conseguiu um "triunfo decisivo para esta instituição religiosa" e que Freixo, apoiado por "jovens, universitários e os mais ricos", não conseguiu "elevar o Psol como alternativa ao PT". A publicação destacou ainda o "notável nível de abstenções, votos brancos e nulos" não apenas no Rio de Janeiro, mas em várias outras cidades do país. Também foi citado o fracasso tanto do PT quanto do PSDB e do seu presidente, Aécio Neves.    

Wall Street Journal disse que um "senador e bispo evangélico" venceu as eleições na cidade que acabou de sediar os Jogos Olímpicos já que o país estrá "cansado da esquerda depois do impeachment da presidente Dilma Rousseff em agosto" e ressaltou que, mesmo com as "desgraças" do PT, o partido do presidente Michel Temer, PMDB, não conseguiu "se impor em áreas metropolitanas chave, incluindo São Paulo e Rio". 

O espanhol El País afirmou que, como as eleições em São Paulo já haviam sido decididas no primeiro turno, "todos os olhos se voltaram ao Rio de Janeiro" e que na cidade "disputavam dois modelos de Brasil". No entanto, o jornal afirmou que os seus grandes vencedores foi a "abstenção" e os "votos brancos e nulos".

Leia também

> > 'Le Monde': Rio elege candidato evangélico para prefeitura

> > 'Clarín': Cinquenta empresas paulistas desembarcam em Buenos Aires