ASSINE
search button

Datafolha, votos válidos: Crivella tem 32%, Freixo, 16%, e Pedro Paulo, 12%

Compartilhar

Pesquisa Datafolha para a eleição para a Prefeitura do Rio mostra pela primeira vez o candidato do Psol Marcelo Freixo provavelmente isolado na segunda opção, na véspera da eleição. Ele registra 16% das intenções de votos válidos, contra 12% de Pedro Paulo (PMDB). Freixo subiu três pontos e o peemedebista caiu dois. 

O líder, o senador Marcelo Crivella (PRB), tem 32% das intenções de votos válidos no primeiro turno, uma queda de 4 pontos percentuais em relação à semana passada.

Segundo o Datafolha, embora haja um empate técnico com Pedro Paulo no limite da margem de erro, o candidato do Psol tem maior probabilidade de estar a frente. Conforme o Jornal do Brasil adiantou, Pedro Paulo fica sem chances de partir para um segundo turno. 

>> Os caciques podem não ter vitória com a máquina municipal desta vez

O deputado Índio da Costa (PSD) foi de 7% para 11%, e o deputado Carlos Roberto Osório (PSDB) foi de 7% para 10%. Flávio Bolsonaro (PSC) e Jandira Feghali (PC do B) agora têm 8% e 7% respectivamente, com queda de dois pontos nas intenções de voto válido.

A pesquisa foi realizada na sexta-feira (30) e sábado, com 2.159 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo Turno

A vantagem de Crivella em um segundo turno caiu em alguns cenários pesquisados. A vantagem contra Freixo foi de 22 pontos percentuais no início da semana para 5. O candidato do PRB teria 42% contra 37% de Freixo.

Contra Pedro Paulo, o senador do PRB venceria com 22 pontos percentuais a frente, com 47% a 25%, contra os 25 pontos de diferença no início da semana. 

Em um segundo turno com Índio, a diferença caiu de 19 pontos para 2, em um empate técnico de 41% a 38%.

A pesquisa aponta que 31% dos eleitores não votariam no candidato do PRB, contra 25% od início da semana. Pedro Paulo é o segundo mais rejeitado, com 27%, em empate técnico com Jandira, com 24%. Em relação a Freixo, a taxa está em 12%.

***

O Ibope também divulgou sua pesquisa na noite deste sábado, com Crivella na liderança, com 38% dos votos válidos, e um segundo turno indefinido. Marcelo Freixo tem 14%, Pedro Paulo, 11%, Flávio Bolsonaro, 10%, e Indio da Costa, 10%.

>> Ibope - votos válidos: Crivella tem 38%, Freixo, 14%, e Pedro Paulo, 11%