ASSINE
search button

TRE de Roraima nega envio de tropas federais ao estado

Compartilhar

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima negou, por unanimidade, o requerimento da Federação das Associações de Moradores que pedia o envio de tropas federais ao estado. Os moradores solicitaram o reforço da polícia baseados em uma matéria publicada em jornal local que noticiou supostas “ações criminosas durante o segundo turno das eleições”, por parte da Coligação Roraima Unida, do candidato à reeleição, Chico Rodrigues.

A juíza Terezinha Muniz, relatora do caso, negou o pedido porque, segundo ela, somente o Tribunal Regional Eleitoral possui legitimidade para solicitar a presença de forças federais nas eleições. Além disso, afirmou que não existe fato concreto que justifique a presença de forças federais aqui no Estado. Segundo a magistrada, o efetivo local vai garantir a ordem pública e combater os ilícitos eleitorais.

O Ministério Público Eleitoral seguiu o mesmo entendimento da juíza. O procurador Regional Eleitoral, Igor Miranda, disse que os signatários do requerimento não apresentaram qualquer documento de identificação. Além disso, o requerimento deveria ter sido assinado por um advogado, o que não ocorreu.

Apenas a Polícia Federal no estado recebeu um reforço para este domingo.

A assessoria de Chico Rodrigues negou que a coligação esteja programando ações de vandalismo e afirmou que o segundo turno vai ser tão tranquilo quanto o primeiro turno das eleições.