ASSINE
search button

Mais de 8 milhões de gaúchos voltam às urnas para eleger presidente e governador

Compartilhar

Cerca de 8,3 milhões de gaúchos de 497 municípios voltam às urnas amanhã (26) para eleger o presidente da República e o governador do estado. A disputa pelo Palácio Piratini será entre o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT), que concorre à reeleição.

A menos de 24 horas para o segundo turno, não se percebe muito o clima de disputa eleitoral em Porto Alegre. Poucos cabos eleitorais desfilavam com bandeiras e quase nenhuma placa de propaganda política podia ser vista. Tampouco se veem muitos porto-alegrenses exibindo adesivos de candidatos.

A feirante e analista de recursos humanos Laís Scapinelli, de 25 anos, que tem uma barraca de legumes e verduras na tradicional Feira Ecológica da Redenção, na região central da capital gaúcha, disse estar animada com as eleições por causa da perspectiva de mudanças. “Já me decidi pelos candidatos. Espero que eles reduzam a corrupção, que consigam fazer reforma política e deem mais atenção à educação”, disse Laís, moradora de Caxias do Sul.

O analista financeiro Paulo Ricardo Engel de Castro, de 57 anos, acredita que o desânimo ocorre porque as pessoas estão cansadas da política tradicional e da corrupção. “Minha esperança é que o país mude de verdade. Chega de promessas e corrupção. Acredito que o nosso país tenha que ter uma educação plena em tempo integral e creches para as mulheres poderem deixar seus filhos para trabalhar e estudar. Uma reforma tributária também é muito importante.”

A última pesquisa do Ibope, divulgada nessa sexta-feira (24), apontou que José Ivo Sartori tem 53% das intenções de votos e Tarso Genro, 37%. Votos brancos e nulos somam 6% e indecisos são 4%.

No primeiro turno, José Ivo Sartori, da coligação com o PSD, PPS, PSB, PHS, PTdoB, PSL e PSDC, teve 2.487.889 de votos, o equivalente a 40,4% dos votos válidos. Em segundo lugar, Tarso Genro, da coligação formada com o PTC, PCdoB, PROS, PPL, PTB e PR, conseguiu 2.005.743 de votos (32,57% dos votos válidos).

Natural de Farroupilha, José Ivo Sartori é formado em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul. Em 1976, foi eleito vereador de Caxias do Sul. Em 1982, chegou à Assembleia Legislativa, para onde foi reeleito por quatro mandatos consecutivos. Em 2002, conquistou uma vaga de deputado federal e, em 2004, foi eleito prefeito de Caxias do Sul e reeleito em 2010 para o mesmo cargo.

Nascido em São Borja, Tarso Genro formou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Maria e é especialista em direito trabalhista. Foi deputado constituinte e depois deputado federal entre 1990 e 1992. Vice-prefeito de Porto Alegre entre 1989 e 1992, governou a capital por duas gestões, entre 1993 e 1996 e de 2001 a 2002. Também foi titular dos ministérios da Justiça, da Educação e da Articulação Política, todos durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Rio Grande do Sul é o quinto maior colégio eleitoral do país, com 5,8% do eleitorado, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

A maior parte do eleitorado (26,1% ou 2,1 milhões de pessoas) tem entre 45 e 59 anos. Quanto à escolaridade, a maioria tem ensino fundamental incompleto (36,7% ou 3 milhões de pessoas). Com ensino médio completo são 1,2 milhão de eleitores (14,8%) e com superior completo, 441 mil (5,2%).

No Rio Grande do Sul, haverá voto em trânsito para presidente em Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria. No estado, foram 4.745 pedidos para o voto em trânsito no segundo turno.

Caso o eleitor precise esclarecer dúvidas de última hora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) oferece um serviço de informações, o Disque-Eleições. Na capital e região metropolitana o número é o 148 e, no interior gaúcho, os eleitores podem ligar para (51) 32312731. Ao longo do dia do pleito, denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo 190, número da Brigada Militar.

No primeiro turno, dos 8.385.229 eleitores aptos a votar, 6.976.843 compareceram às urnas, segundo o TRE-RS. O índice de abstenção atingiu 16,8%.