ASSINE
search button

Mais de 23 mil eleitores votarão em trânsito em São Paulo

Compartilhar

São Paulo é o estado com maior número de eleitores habilitados a votar fora do domicílio eleitoral neste domingo (26), com 23.393. Quase metade deles (10.017) votará na capital. O voto em trânsito é possível apenas para a escolha do presidente e somente para quem fez um cadastro prévio nos meses de julho e agosto. Em todo o país, 79.452 pessoas estão aptas a votar em trânsito no segundo turno.

Após o cadastro, os eleitores habilitados não podem mais votar em seu domicílio eleitoral. Caso ele esteja na seção de origem do título de eleitor, deverá justificar a ausência. O voto em trânsito existe desde 2010. Naquele ano, 76.458 pessoas no país solicitaram essa opção de voto no segundo turno. A novidade este ano é que os municípios com mais de 200 mil eleitores também oferecem essa modalidade.

Ao todo, 26 cidades paulistas terão postos para essa votação. O local com maior número de inscritos na capital é o Colégio Santo Agostinho, ao lado da estação de metrô Vergueiro, na zona sul, com 4.603 votantes. Outros dois locais foram oferecidos como opção aos eleitores em São Paulo, as estações República e Sé, ambas na região central.

No primeiro turno, 11,3% dos eleitores cadastrados para votar em trânsito se abstiveram. Com todas as urnas apuradas, 9.549 dos 84.349 eleitores não comparecem aos locais de votação. Aécio Neves (PSDB) foi o candidato mais votado, obtendo 53,59 % dos votos válidos. Em seguida ficou Marina Silva (PSB), com 22,61 %, e Dilma Rousseff (PT), 18,82%.