ASSINE
search button

Índice de abstenção é menor nas cidades gaúchas com identificação biométrica

Compartilhar

No primeiro turno das eleições, no dia 5 de outubro, eleitores de 186 municípios gaúchos votaram por meio do sistema de identificação biométrica. De 2013 para 2014, 185 cidades passaram por um processo de revisão do eleitorado, em que todos os votantes tiveram de comparecer aos cartórios eleitorais para a coleta de fotografia e impressões digitais.

A revisão ocorrida no cadastro de eleitores acabou refletida no índice de abstenção, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Enquanto o conjunto dos municípios gaúchos apresentou média de abstenção de 16,8%, o número cai para 8,9% nos locais que passaram pelo recadastramento biométrico.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, atribui a queda no índice de abstenção ao fato de a revisão biométrica ter diminuído a defasagem no cadastro, pois os eleitores que morreram ou não compareceram aos cartórios eleitorais tiveram o título cancelado e foram excluídos.

“Em muitos casos, as pessoas mudam de cidade e não fazem a transferência do título de eleitor. Se não comparecem aos cartórios quando está sendo feito o recadastramento biométrico, o título é cancelado. A revisão proporciona um cadastro mais fidedigno quanto aos eleitores efetivamente aptos a votar”, disse.

O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de municípios com identificação biométrica no pleito de outubro, segundo o TRE-RS. Ao todo, 752.026 eleitores serão identificados por meio da impressão digital neste domingo (26).

O maior colégio eleitoral com voto biométrico no estado é Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Primeiro município gaúcho a adotar o novo sistema, com 238.931 eleitores, Canoas fez o recadastramento biométrico de 2009 para 2010.

No primeiro turno, dos 8.385.229 de eleitores gaúchos aptos a votar, 6.976.843 compareceram às urnas. O índice de abstenção atingiu 16,8%. No país, dos 142,8 milhões de eleitores, participaram do pleito 115,1 milhões. O percentual de abstenções correspondeu a 19,39%.