ASSINE
search button

TRE-RS reforça orientação de mesários sobre identificação biométrica

Compartilhar

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) enviou esta semana, para as zonas eleitorais dos municípios com identificação biométrica, cartilhas para reforçar a orientação dos mesários. O objetivo é diminuir o tempo de identificação dos eleitores nas seções com biometria. Ao todo, 752.026 eleitores em 186 cidades serão identificados por meio da impressão digital no domingo (26).

A Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal observou que a maioria dos problemas nas urnas biométricas foi causada por erros de posicionamento do dedo do eleitor no momento da identificação. No Rio Grande do Sul, no primeiro turno, 147 seções biométricas de um total de 3.079 só concluíram a votação depois das 17h30.

Para diminuir os atrasos na votação, o TRE-RS pede que os mesários orientem os eleitores a aguardar o comando para colocar o dedo no sensor da urna, a posicionar o dedo corretamente sobre o leitor, cobrindo toda a área, além de manter o dedo por cinco segundos sobre o leitor ou até que o mesário informe ser possível retirá-lo.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, disse que é normal ocorrer problemas pontuais sobretudo quando a identificação biométrica é usada pela primeira vez, o que é o caso de 185 municípios gaúchos. Apenas Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, usa a biometria desde as eleições de 2010. “No segundo turno, haverá menos problemas porque mesários e eleitores terão mais experiência com esse sistema”.

A previsão do tempo de votação em 13 estados e no Distrito Federal, locais onde haverá o segundo turno, é que o eleitor gaste 53 segundos na urna biométrica para votar no candidato a governador e a presidente. A estimativa leva em conta desde o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário e vai à cabine de votação até o último voto na urna eletrônica.