ASSINE
search button

Apoio internacional compra capital político, diz professor brasileiro no NYT

Compartilhar

O professor brasileiro de história e colunista da Folha de São Paulo Matias Spektor teve um artigo publicado no jornal americano New York Times, sobre os desafios do próximo presidente eleito. Ele diz que o Brasil nos últimos quatro anos, perdeu um pouco de sua posição internacional e que precisa recuperar o apoio internacional para realizar as reformas que os brasileiros tanto pedem. 

"Um presidente eleito que não consegue obter o reconhecimento como um líder global vai ver que é muito mais difícil de construir o capital político necessário para restaurar a confiança do mercado, reduzir a desigualdade social e melhorar os serviços". 

O próximo presidente pode também procurar utilizar a política externa como uma ferramenta para fazer progressos em áreas onde a mudança em casa é impedido por veto jogadores poderosos, diz o artigo. "Pense a brutalidade policial, a reforma das prisões e um comércio mais livre, três campos que afetam diretamente a vida quotidiana dos brasileiros". 

O professor ainda lembra as relações com países latino-americanos e as mudanças que isso podem ocasionar. Dois fatos marcantes são o fim de uma década de governos Kirchner na Argentina e uma nova rodada de eleições parlamentares na Venezuela. 

Ele ainda acredita que "as explosões de revolta social contra as desigualdades estão aqui para ficar" e o próximo presidente precisa estar pronto para lidar com os anseios da população