ASSINE
search button

Seis candidatos respondem por campanhas em igrejas de Caxias

MP Eleitoral/RJ: políticos do PR, PSD, PMDB e SD são réus por propaganda irregular

Compartilhar

Seis candidatos a deputado vão responder junto com três igrejas sediadas em Duque de Caxias (RJ) a processos por propaganda irregular abertos pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). As ações têm três réus, cada: Marcos Soares (PR), Filipe Soares (PR) e Igreja Internacional da Graça de Deus; Francisco Floriano (PR), Milton Rangel (PSD) e Igreja Mundial do Poder de Deus; e Jorge Moreira Theodoro, o Dica (PMDB), Ezequiel Teixeira (SD) e Igreja Assembleia de Deus da Família. 

Nas três ações, o procurador eleitoral auxiliar Maurício da Rocha Ribeiro pede que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) condene cada réu a multas de até R$ 8 mil. Nesses casos, os políticos e as igrejas são acusados de infringir a vedação legal de campanhas em bens de uso comum.

"A variedade e quantidade do material encontrado no interior dos templos deixa clara a estreita ligação de alguns líderes religiosos com a política partidária. E a veiculação da correspondente propaganda em locais religiosos é expressamente proibida", afirma o procurador eleitoral auxiliar Maurício da Rocha Ribeiro.

O deputado federal Marcos Soares e o deputado estadual Filipe Soares, candidatos à reeleição, tiveram milhares de panfletos, dezenas de cartões e outros materiais de campanha apreendidos num templo da igreja fundada por seu pai, R. R. Soares, no Centro de Duque de Caxias. Ao processar os dois políticos e a Igreja Internacional da Graça de Deus, a PRE sustenta não haver dúvidas de que os candidatos concordaram com essa propaganda irregular.

Os candidatos a deputado Francisco Floriano (federal) e Milton Rangel (estadual) respondem com a Igreja Mundial do Poder de Deus a uma ação que se baseia na apreensão de materiais de campanha numa igreja em Parque Lafaiete. A propaganda num local de intensa movimentação e a proporção e custo de veiculação são apontados como provas de que os réus são responsáveis pela irregularidade ou a aceitaram. Segundo fiscais do TRE, os dois políticos entregaram propagandas na igreja. 

Na terceira ação, o deputado estadual Dica e o candidato a deputado federal Ezequiel Teixeira são acusados de divulgar as candidaturas na Igreja Assembleia de Deus da Família instalada no Centro de Duque de Caxias. Na apreensão da Justiça Eleitoral, foram recolhidas oito placas, panfletos e banners com os nomes dos dois candidatos. A Procuradoria cita ainda a apreensão de uma revista "A nova ordem mundial contra a família e a igreja" com várias das 12 páginas citando um dos réus.