ASSINE
search button

Aécio promete atrair investimentos privados para mobilidade urbana

Compartilhar

O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) disse no fim da manhã de hoje (23) que, caso seja eleito, fará um mutirão pela mobilidade urbana nas médias e grandes cidades. Ele informou que  buscará investimentos privados para tocar projetos como a ligação do Rio de Janeiro a Niterói e Itaboraí via metrô, que prometeu licitar em parceria com o governo do Rio. O presidenciável fez campanha na região metropolitana do Rio, cruzando a Baía de Guanabara de barca e, depois, caminhando no bairro de Icaraí, em Niterói.

"Teremos a capacidade, com a credibilidade da nossa política econômica, de fazer com que o investimento privado, que não tem sido parceiro na dimensão necessária para melhorar a vida do trabalhador, possa voltar ao Brasil", disse Aécio, acrescentando que priorizará metrô e veículo leve sobre trilhos.

O candidato do PSDB também prometeu dar prioridade a um marco regulatório do setor ferroviário, para ampliar o transporte de passageiros sobre trilhos. "Um país como o Brasil precisa utilizar adequadamente esse potencial que vem sendo desprezado", declarou, prometendo atrair o setor privado para investir no setor. "Se não tivermos capacidade de atrair o setor privado, sem a mudança de regras a todo momento, as promessas vão ser sempre adiadas".

Além de mobilidade, Aécio falou sobre o fator previdenciário e disse que será necessário substituí-lo por uma regra menos penosa para os aposentados, com um sistema que preserve sua remuneração.

Ele disse que seu programa de governo, que ainda não foi lançado, não será "feito a lápis, e, sim à caneta", pois "retrata aquilo que a equipe fez ao longo da vida". Aécio afirmou que suas propostas são as mais experimentadas e capacitadas e disse que a candidatura dele representa o desejo de mudança dos brasileiros: "O PT fracassou e não queremos um outro tipo de PT começando e aprendendo na administração federal. Presidência não é lugar de aprendizado".

A caminhada de Aécio Neves reuniu dezenas de pessoas na principal rua comercial de Icaraí. Enquanto o candidato andava pela calçada, parte das pessoas que o acompanhavam fechou a rua, deixando o trânsito lento na região. De Niterói, Aécio partiu para mais compromissos de campanha em Uberaba, Minas Gerais.