ASSINE
search button

Aécio promete universidade do Vale do Aço e duplicação da BR-381

Compartilhar

O candidato tucano à Presidência, Aécio Neves (PSDB), visitou hoje (20) três cidades mineiras que fazem parte do chamado Vale do Aço. Ao desembarcar em Ipatinga, ele defendeu uma “nova política industrial para o Brasil” que resgate a credibilidade do país e atraia novos investimentos. Aécio também aproveitou a entrevista que concedeu a jornalistas para comentar os erros apontados ontem (19) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

De acordo com o candidato, a região do Vale do Aço sofre com o “processo de recessão e desindustrialização”. Para mudar esse dado, prometeu regras claras que fortaleçam o investimento privado, a melhoria da infraestrutura e uma simplificação “urgente” do sistema tributário. A duplicação rápida da BR-381 até Governador Valadares foi um de seus compromissos caso seja eleito.

“Vou trazer para essa região aquilo que já deveria ter acontecido há muito tempo, a Universidade Federal do Vale do Aço, para que possamos qualificar os jovens para atividades que sejam naturais e que já existam e tenham o potencial de crescimento aqui nessa região”, prometeu. Depois da  entrevista, o presidenciável participou de carreata em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano.

Aécio Neves disse ainda que o marco regulatório da mineração é uma necessidade. De acordo com ele, há consenso no Congresso, algo difícil entre os parlamentares, que não é aproveitado porque a aprovação do marco pode aumentar os repasses aos estados. “Precisamos, a partir de primeiro de janeiro do ano que vem, iniciar um novo ciclo de distribuição mais justa e mais adequada dos recursos público”, declarou.

Sobre o erro na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013, Aécio disse que há uma “desmoralização” das instituições brasileiras e que dados positivos que “poderiam ser comemorados por todos os brasileiros, ficam sob suspeita”.