ASSINE
search button

Perfil no Twitter pode barrar candidatura de Pezão no Rio 

Compartilhar

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) anunciou nesta segunda-feira que processou o governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e seu vice na chapa, o senador Francisco Dornelles (PP), por abuso de autoridade e conduta velada.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral, eles devem ser punidos com multa, cassação de registro de candidato ou de eventual diploma, caso eleitos, e retirada de propaganda eleitoral ilegal no Twitter. O caso está sendo estudado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).

Na ação, a chapa formada por Pezão e Dornelles foi favorecida por vínculo direto de fotos, compartilhamentos e notificações através do perfil @GovRJ, com mais de 142 mil seguidores, sempre marcando o peemedebista com sua conta pessoal (@LFPezao). Tudo isso três meses antes das eleições, período em que é proibido qualquer tipo de correlação entre Estado e o candidato.

“É possível vislumbrar manifesto desvirtuamento do uso da página do Governo para beneficiar a candidatura dos réus em detrimento de seus opositores”, diz a procuradora regional eleitoral Adriana Farias. “A publicidade exorbitou da sua função de informar os atos da administração e do legítimo interesse comunitário, veiculando dizeres do governador com teor substancialmente eleitoreiro.”

Outro lado 

Segundo a assessoria de imprensa de Pezão, os “perfis institucionais” do governador em redes sociais estão desativados desde antes do período eleitoral. “Somente as redes sociais por parte do candidato Pezão estão em atividade”, disse a assessoria, em nota.