ASSINE
search button

Lula participa de ato no Centro do Rio em defesa do pré-sal

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, por volta das 12 horas desta segunda-feira (15), ao Centro do Rio, para participar um ato em defesa do pré-sal. Centrais sindicais e movimentos sociais se reuniram na Cinelândia e partiram com uma multidão pela Avenida Chile, em direção à Petrobras. Lula participa do evento ao lado do candidato do PT ao governo do Rio, Lindberg Farias, e das deputadas federais Jandira Feghali (PCdoB) e Benedita da Silva (PT).

Lindberg destacou que o evento faz parte da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, e que a partir de agora está mais otimistas com relação às chances de o PT sair vencedor das urnas. "O partido vai ganhar uma força muito grande com este evento."

Jandira Feghali, da comissão de defesa dos royalties do Petróleo na Câmara, chamou de "miopia" o fato de se secundarizar o pré-sal após as conquistas do governo nesta questão, se referindo ao plano de Marina Silva. Feghali lembrou que a gestão do PT conquistou no Congresso 75% dos lucros do pré-sal para a educação e 25% para a saúde.

Quanto aos escândalos envolvendo a estatal e o ex-diretor Paulo Roberto Costa, a deputada acredita que os fatos devem ser apurados, mas os supostos crimes éticos não devem fragilizar os projetos de uma empresa como a Petrobras.

Militantes anunciam um abraço ao edifício da Petrobras, na Avenida Chile. De um carro de som, os lideres do movimento anunciam que o ato é a favor da Petrobras.

O coordenador da Federação Única dos Petroleiros, José Maria Rangel, considerou que a única chance de proteger os programas do pré-sal é a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

"A candidatura de Marina tem seus mentores econômicos no PSDB, que já sucateou a Petrobras. Ela (Marina) dedica somente uma linha do seu plano de governo ao pré-sal,  não é razoável. Estamos falando da melhoria do povo brasileiro", disse Rangel.

O representante da FUP acrescentou que a única candidatura que espelha o futuro do pré-sal é a de Dilma.