ASSINE
search button

El País: “Dilma Rousseff resiste à popularidade de Marina Silva”

Compartilhar

Neste sábado (13), o jornal El País publicou uma reportagem comentando os resultados das pesquisas de intenções de voto para presidente do Brasil. Com o título, “Dilma Rousseff resiste à popularidade de Marina Silva”, a publicação diz que a atual presidente começa a subir lentamente nas pesquisas após o que define como “surgimento meteórico” de Marina. 

Contudo, para o jornal, em breve as diferenças serão colocadas em pé de igualdade. Isso porque, acredita a publicação, Dilma pode obter vantagem das acusações que surgem contra Marina, como “servir e ser servida por bancos e não esclarecer muitas partes obscuras do seu programa de governo”. Assim, a matéria ressalta que Dilma apresentou um tímido avanço e a disputa tem tudo para chegar ao segundo turno. 

O El País aponta uma pesquisa realizada na sexta-feira em que Dilma seria a candidata mais votada no primeiro turno, com 39%, Marina Silva teria 31% e Aécio Neves ficaria com 15%. No segundo turno, Dilma e Marina Silva aparecem praticamente empatadas, com 42% e 43%, respectivamente. O jornal fala que a pesquisa fornece dados sobre os seguidores de outro: Marina Silva seria a favorita da classe média emergente e que vive em grandes cidades, como São Paulo ou Rio; enquanto Dilma permanece como favorita para o segmento mais pobre da população e das áreas rurais. 

Para o jornal, o avanço de Marina Silva se juntou ao esquema de corrupção criado à custa da Petrobras. Segundo o El País, o episódio levantou temores entre os membros da campanha de Dilma acerca de um novo colapso da candidatura da presidente. De acordo com a publicação, Dilma endureceu sua campanha, usando suas muitas aparições públicas para afastar o foco do escândalo.

Por fim, a reportagem diz que até o final do primeiro turno Dilma e Marina continuarão se acusando enquanto Aécio Neves gradualmente perde relevância. Para o El País, paradoxalmente, ele vai voltar a ganhar importância se realmente não ganhar as eleições e tiver o poder de aconselhar os seus constituintes como votar. Assim, seus 15% de intenções de voto seriam cruciais para as outras duas candidatas. O texto finaliza prevendo que tudo indica que o apoio de Aécio seja para Marina Silva.