Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

País - Eleições 2014

El País: duelo de gigantes entre Marina e Dilma

Jornal do Brasil

O jornal El País publicou nesta quinta-feira (4) uma reportagem repercutindo os recentes embates eleitorais entre as candidatas à presidência Dilma Rousseff e Marina Silva. Segundo o jornal, o que é mais difícil para Dilma rebater são os resultados de uma economia débil, com as expectativas de crescimento do PIB de 0,54%, após este ter sido rebaixado 14 vezes.

O jornal afirma que Dilma se esforça para apresentar as conquistas de seu governo e se viu obrigada a negar a evidência da crise. O jornal ainda afirma que Dilma tem resultados reais obtidos nos quatro anos de governo, mas que pesquisas apontam  79% dos brasileiros já disseram que as mudanças não são satisfatórias. Querem mudar "tudo que está aí", como escreveu um analista político.

>>El País: brasileiro está menos interessado em propaganda eleitoral

Para o jornalista que escreveu o artigo, Juan Arias, Marina Silva se auto intitula essa mudança na política tradicional engessada, enquanto Dilma se desgosta por ter que defender o que já é considerado velho. Ainda sim, o jornal não menciona a dicotomia de Marina, alinhada com questões progressistas como defesa do meio ambiente, mas arraigada, mais do que os outros, em moralismos. 

O jornal ainda lembra que Dilma e Marina já se enfrentaram anteriormente. Ambs foram envolvidos em uma disputa amarga sobre a questão da defesa da Amazônia. Marina Silva era ministra do Meio Ambiente e Dilma de Minas e Energia. Marina jogou a toalha, e deixou o governo e o PT.  

Enquanto isso, analisa o jornalista, o mentor de Dilma, Lula, está nas sombras. “Estranho silêncio”, diz o artigo. E, na ausência de notícias conjecturas multiplicam. “Alguns dizem que ele está doente. Outros que ele desistiu da política; outros que é difícil atacar Marina Silva”, diz o jornalista. O jornalista ainda coloca a questão que Dilma pediu para lutar sua própria luta. 

Tags: #eleições2014, Dilma Rousseff, Eleições, embate, Marina Silva

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.