Jornal do Brasil

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014

País - Eleições 2014

TRE multa governador do Piauí em R$ 360 mil por propaganda irregular

Portal Terra

O governador do Piauí, Zé Filho, que disputa à reeleição, terá que pagar quase R$ 360 mil por propaganda eleitoral antecipada. A punição do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PI) foi anunciada nesta terça-feira. 

A propaganda em questão é a publicação de um Boletim Informativo que traz na capa uma fotografia de um adulto, um policial do Ronda Cidadão e outro do Corpo de Bombeiros, com o Brasão do Piauí. O material leva o seguinte título: "Piauí avança - Governo investe forte em segurança. Mais investimentos. Mais tranquilidade para o cidadão". O Boletim foi publicado em maio deste ano e encartado nas edições do dia 1º de junho em dois jornais.

Na sua defesa, o governador explicou que a propaganda era institucional do Estado do Piauí e não havia nenhuma referência ao pleito deste ano, assim como capacidade de influenciar eleitores. 

Para o relator, juiz Sandro Helano Soares Santiago, as mensagens no boletim têm nítida intenção de divulgar e enaltecer a imagem do governador. Dessa maneira, o material transmite "a imagem de que seria um homem realizador e competente, capaz de enfrentar obstáculos na administração do Estado e realizar mais ações". 

Nesta mesma linha, os juízes do TRE-PI, a propaganda oficial teve sua finalidade desvirtuada, uma vez que o recorrente “utilizou-se de Boletim Informativo do Governo do Estado do Piauí para promover a sua imagem”.

Tags: 2014, Eleições, estadual, pi, sucessão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.