Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

País - Eleições 2014

TRE nega candidatura de Geraldo Riva ao governo do MT 

Portal Terra

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT) negou, nesta quinta-feira, o registro de candidatura do deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) ao cargo de governador do Estado nas eleições deste ano. A decisão, por unanimidade, acontece após pedidos de impugnação interpostos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação “Coragem e Atitude para Mudar”, do candidato Pedro Taques (PDT).

O MPE e a coligação adversária alegaram que José Geraldo Riva já tinha sido condenado quatro vezes por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso. Dessa maneira, o candidato estaria inelegível.

O relator do processo, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, declarou em seu voto que há quatro acórdãos da Justiça do Mato Grosso que deixam claro que o candidato tinha cometido atos de improbidade administrativa. “Por todo o exposto, com apoio nas decisões do Tribunal Superior Eleitoral, tenho que o candidato encontra-se inelegível, vez que incorre em uma das cláusulas de inelegibilidade”. Os demais juízes acompanharam o relator.

José Geraldo Riva responde outros processos na Justiça estadual e 21 ações penais por supostos crimes de lavagem de dinheiro. No ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou pedido do deputado estadual para reassumir a presidência da Assembleia Legislativa do Mato Grosso após ter sido condenado por improbidade administrativa na Justiça estadual.

Tags: 2014, Eleições, estadual, mato grosso, sucessão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.