Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014

País - Eleições 2014

Onze ex-governadores buscam vaga no Congresso

Portal Terra

Após comandarem os seus Estados, o que na teoria é o cargo de maior poder político nas federações, no mínimo 11 ex-governadores vão disputar um espaço no Congresso Nacional na eleição deste ano. Segundo levantamento do Terra, seis tentarão uma vaga no Senado e cinco na Câmara dos Deputados.

Em São Paulo, o maior colégio eleitoral, José Serra (PSDB) busca uma vaga ao Senado, mesmo cargo que ocupou em 1995. Eleito governador em 2006, Serra entrou na disputa após perder a indicação do partido para Aécio Neves como candidato à Presidência da República. Ele perdeu nas duas vezes em que concorreu à Presidência, em 2002 e 2010. Paulo Maluf (PP), que foi eleito governador paulista em 1978, neste ano quer assegurar o terceiro mandato na Câmara dos Deputados.

No Rio de Janeiro, a ex-governadora Benedita da Silva (PT) tenta se reeleger deputada federal. Ela comandou o Rio de Janeiro entre abril de 2002 e janeiro de 2003, quando era vice de Anthony Garotinho, que deixou o cargo para ser candidato à Presidência da República naquele ano.

No Rio Grande do Sul existem dois candidatos que já passaram pelo Palácio Piratini. Olívio Dutra (PT) esteve à frente do governo entre 1999 e 2002 e em outubro tenta conquistar uma vaga ao Senado. A ex-governadora tucana (2007 e 2010) Yeda Crusius quer, nesta eleição, retornar à Câmara Federal. Antes de ser a chefe do Executivo, Yeda exerceu por três vezes o mandato de deputada federal.

Após ser governador de Minas Gerais entre março de 2010 e abril de 2014, Antonio Anastasia (PSDB) quer neste ano conquistar uma vaga no Senado, seguindo os passos de Aécio Neves (PSDB), de quem esteve ao lado como vice no governo mineiro.

Na Bahia, dois ex-governadores estarão na eleição deste ano. Antonio Imbassahy, eleito para comandar o Estado em maio de 1994, busca a reeleição na Câmara dos Deputados. Governador entre abril de 2002 e janeiro de 2003, Otto Alencar (PSD) tenta em outubro assegurar uma vaga no Senado.

Em Santa Catarina, Esperidião Amin (PP), que assumiu o governo em duas ocasiões, em 1983 e 1999, quer ser reeleito na Câmara Federal. No Paraná, Álvaro Dias (PSDB) busca assegurar a vaga no Senado, que já ocupa desde 2007. Ele assumiu o governo do Paraná em março de 1987. Já em Amazonas, o ex-governador Omar Aziz (PSD) renunciou ao cargo de governador em abril deste ano para tentar conquistar a vaga no Senado em outubro. 

Tags: 2014, campanhas, candidatos, CONGRESSO, Eleições

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.