Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

País - Eleições 2014

Agronegócio cobra de candidatos atenção à infraestrutura 

Portal Terra

Às vésperas de receber os três principais candidatos à Presidência da República segundo pesquisas de intenção de votos, a Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária (CNA) divulgou nesta segunda-feira o conjunto de propostas que fará aos presidenciáveis. Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) receberão o material na próxima quarta-feira, quando serão sabatinados por representantes do agronegócio.

As propostas abordam todos os assuntos que podem ter algum impacto na cadeia produtiva da agricultura e da pecuária. Um ponto considerado vital para a competitividade do setor é o de infraestrutura de transportes. Segundo o documento da CNA, descongestionar a produção das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – que, juntos, somam a produção de 54,1% dos grãos do País – é a grande prioridade da instituição. As propostas sugerem um descongestionamento dos portos das regiões Sul e Sudeste.

Dentre as demandas específicas estão o aproveitamento de hidrovias nas bacias do Amazonas, Madeira, Tapajós e Tocantins; a agilização de concessões e autorizações portuárias; além de aceleração nos investimentos e nas concessões de rodovias e a criação de um novo marco regulatório para o setor ferroviário.

Ao abordar o mercado internacional, a CNA elenca uma série de medidas, dentre elas a conclusão do acordo de associação entre Mercosul e União Europeia. O assunto é tema recorrente na agenda de alto nível do governo, mas impasses entre os países membros têm adiado as conversas sobre o tema.

A confederação que representa o agronegócio defende ainda pontos que consideram importantes para a manutenção da segurança jurídica no setor. Dentre os pontos de maior relevância, estão pedidos para a preservação do direito de propriedade, segurança fundiária e paz no campo e aplicação da Lei Agrária para coibir invasões a propriedades privadas.

Tags: 2014, AGRICULTURA, confederação, Eleições, propostas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.